Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

20 de setembro de 2024

13° Festival Internacional Sesc de Música: Pelotas recebe músicos de todo o mundo para edição 2025

Período de matrículas às bolsas de especialização musical segue até o dia 30/09


Por Larissa Rodrigues Publicado 18/09/2024
Ouvir: 00:00
Agosto (2)
Foto: Paulo Rossi

Um dos principais eventos de música da América Latina, o 13° Festival Internacional Sesc de Música, divulgou, nesta terça-feira, (17), os 324 músicos selecionados na convocação da primeira chamada de bolsas de especialização musical do evento, o Festival ocorrerá na cidade de Pelotas entre os dias 20 e 31 de janeiro de 2025. A lista completa pode ser acessada pelo site .

Até o término do prazo das inscrições, a organização recebeu 820 cadidaturas de mais de 20 estados do Brasil. Os alunos que foram selecionados na primeira etapa precisam efetuar a mátricula até o dia 30 deste mês, por meio do portal do Festival. No dia 7 de outubro, será anunciada uma segunda convocação para as vagas disponíveis, as inscrições podem ser feita até o dia 21\10.

O Festival de Música conta com um vasto leque de especializações, abrange 21 áreas distintas, como violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro. As atividades formativas serão ministradas por professores de diversas áreas, vindo de várias partes do mundo. Os alunos escolhidos terão a oportunidade de integrar a banda e a orquestra acadêmica do Festival, que farão diferentes apresentações em vários lugares da cidade, incluindo, igrejas, hospitais, teatros, comércios e até na Praia do Laranjal.

O projeto é promovido pelo Sistema Fecomércio-RS\Sesc, com a colaboração cultural da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), com o suporte educativo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Unisinos, e além disto conta com o apoio institucional da Prefeitura de Pelotas. Na edição anterior, o evento atraiu mais de 40 mil visitantes, que puderam desfrutar de uma programação diversificada de recitais e apresentações. Cerca de 350 estudantes de diferentes regiões do Brasil e de países da Amércia Latina participaram do Festival, contribuindo para seu sucesso.

Arte Sesc:

É um dos principais focos do Sesc/RS, que visa valorizar a arte e espalhar a cultura de maneira democrática e acessível para toda a sociedade. Seu objetivo é desenvolver ações que formem plateias diversificadas, promovendo atividades culturais nas áreas de teatro, música, artes visuais, circo, literatura e cinema. Isso cria um ambiente de intensa troca de experiências, ampliando o acesso à produção artística.