Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de setembro de 2024

7 de Setembro: desfiles exibem diversidade e espirito cívico em homenagem à independência

De instituições militares a projetos sociais, a Parada da Juventude encantou público de todas as idades


Por Anelise Freitas Publicado 09/09/2024
Ouvir: 00:00
Imagem do WhatsApp de 2024-09-09 à(s) 08.02.02_2a0d986a
Foto: Rede social

Os desfiles iniciaram com a execução do Hino da Independência pela banda da 8ª BIMtz. O Altar da Pátria recebeu diversas representações, incluindo a Marinha, o 9º Batalhão de Infantaria Motorizado, as 1ª, 2ª e 3ª Companhias de Fuzileiros, o Posto Médico da Guarnição, a Companhia de Comando da 8ª BIMtz, a Banda de Música do CRPO-Sul, o 4º BPM, o 6º BPM de Rio Grande, a 4ª Companhia Independente de Jaguarão, o 5º Batalhão de Choque, o Colégio Tiradentes Pelotas, a Polícia Penal, veteranos e grupos de Escoteiros.

Em seguida, os desfiles motorizados salientaram a participação da Marinha, do Exército Brasileiro, da Polícia Rodoviária Federal, da Brigada Militar, da Polícia Civil e da Guarda Municipal.

A Parada da Juventude encerrou os desfiles na Avenida Bento Gonçalves, apresentando diversas bandas, projetos e escolas, incluindo a Banda Musical do Colégio Gonzaga, a Escola Infantil Doce Mel, o Projeto de Ginástica Artística da Prefeitura de Pelotas, a Legião da Boa Vontade, o Círculo Operário Pelotense, o Projeto Social Progin, a banda da Escola Luís Augusto de Assumpção, o Projeto Quem Luta Não Briga, a banda da Escola Márcio Dias, a banda da Escola Nossa Senhora de Lourdes, a banda da Escola Joaquim Assumpção, o Projeto Vida Ativa, a Sacada Cidadã e a Escola de Bombeiros Projesul.

O público foi formado por diversas idades e encantaram até mesmo a neta da dona Rosane, que foi cedo para a avenida. O objeto da vó era mostrar para a Antônia, de três anos, os desfiles em homenagem à Pátria pela primeira vez. “Na escolinha, trabalharam bastante o assunto Semana da Pátria. Ontem, ela voltou para casa com uma bandeirinha do Brasil. É importante que conheça, desde pequena, o contexto das comemorações. O dia 7 de setembro é histórico e tradicional e passamos à família a educação cívica que recebemos”, destaca a senhora.

Cada parte do desfile trouxe uma diversidade de dedicação e esforços, refletindo o espírito comunitário e a importância das instituições no fortalecimento social.