Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

21 de setembro de 2024

Celebração dos 55 anos da UFPel une arte, música e gastronomia

Celebrando seus 55 anos de Univesidade Federal a UFPel promove diversas atrações para a celebração


Por Larissa Rodrigues Publicado 08/08/2024
Ouvir: 00:00
FOTO 180×720 (23)
Foto: UFPel/Divulgação

Como parte das comemorações pelos 55 anos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que se celebram no dia 8 de agosto, a quarta-feira (07) foi marcada por uma série de atividades culturais na Instituição. A partir das 11h, o acesso principal do câmpus Anglo recebeu uma exposição de gravuras em homenagem à disseminação do conhecimento, além de oferecer aos visitantes um chá de maçã com especiarias preparado pelo curso de Gastronomia.

festival 2
Foto: UFPel/Divulgação

Durante o evento, representantes da administração central da Universidade compartilharam suas visões sobre o futuro da UFPel e convidaram para que todos participassem das celebrações do aniversário. Ápos a cerimônia, a manhã contou com diversas atividades, apresentações musicais, que foram organizadas pela comunidade acadêmica.

festival 1
Foto: UFPel/Divulgação

Durante as comemorações pelos 55 anos da Universidade, a reitora Isabela Andrade destacou como a trajetória institucional da UFPel está profundamente entrelaçada com as histórias pessoais e profissionais de seus membros. Ela também celebrou os significativos investimentos que a Universidade receberá através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no valor de R$ 280 milhões. “Isso é resultado do trabalho incessante e do empenho de todos vocês que estão aqui hoje”, enfatizou, destacando que a UFPel está entre as instituições que mais receberão recursos do Governo Federal.

Em sintonia com a reitora, a vice-reitora Ursula da Silva celebrou a trajetória da UFPel e compartilhou uma visão otimista para o futuro da Universidade. “Espero que estes 55 anos sejam celebrados por todos nós e que possamos vislumbrar um futuro grandioso para nossa instituição, com um impacto social significativo e uma forte presença regional e internacional”, afirmou. Além das atividades realizadas no câmpus Anglo, o câmpus Capão do Leão também participou das celebrações na segunda-feira (5), das 11h às 14h.

O câmpus Anglo agora exibe uma intervenção artística do projeto de pesquisa Gráfica Contemporânea. Gravuras que retratam os métodos tradicionais de reprodução da imagem estão expostas com o intuito de estimular uma reflexão sobre a democratização do conhecimento através dessa forma de arte. “Nosso painel é uma homenagem ao livro, um tributo ao conhecimento”, resume Kelly Wendt, professora do curso de Bacharelado em Artes Visuais e coordenadora da pesquisa, ao destacar a importância da invenção da prensa móvel por Gutenberg no século XV, que transformou os livros de manuscritos raros em bens acessíveis.