Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

20 de setembro de 2024

Câmara Técnica da Agência de Desenvolvimento da Zona Sul inicia os trabalhos para o Plano de Desenvolvimento Regional

Câmara Técnica da Agência de Desenvolvimento da Zona Sul inicia trabalhos com foco em resiliência regional e atração de investimentos


Por Larissa Rodrigues Publicado 13/08/2024
Ouvir: 00:00
FOTO 180×720
Foto: Michel Corvello

Na última sexta-feira, (09), a Agência de Desenvolvimento da Zona Sul recém criada deu um passo marcante ao realizar a primeira reunião de sua Câmara Técnica. Composta por especialistas de diversas áreas, como meteorologia, climatologia, saúde, educação, segurança pública, ESG e saneamento, o grupo irá focar no eixo “Resiliência e Desenvolvimento”. A missão principal é elaborar um plano de resiliência regional que valorize os diferenciais competitivos da Zona Sul.

O principal objetivo da Câmara Técnica é ampliar uma estratégia que, além de atrair os novos investimentos para a região, também destaque a segurança climática e as melhores práticas para assegurar a qualidade de vida da população. Dessa maneira, a Zona Sul busca se consolidar como um polo atrativo e seguro para novos negócios, enquanto promove a sustentabilidade e o bem-estar de seus habitantes.

Na reunião, foram analisadas as principais diretrizes que orientarão o trabalho da Câmara Técnica. Dentre os temas abordados, ressaltou-se a importância de integrar os conhecimentos de climatologia e meteorologia para criar um ambiente resiliente às mudanças climáticas, além do desenvolvimento de políticas públicas em saúde, educação e segurança, alinhadas às exigências atuais de sustentabilidade e responsabilidade social.

A Câmara Técnica de Resiliência já apresentou uma proposta de trabalho que visa a criação de um protótipo de monitoramento hidrometeorológico, previsão em tempo real e alerta antecipado para a região da CREPDEC 4. O projeto será registrado no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) com status de ação regional e contará com a adesão de 27 municípios. Para tratar sobre o cadastramento, o grupo se reunirá na próxima segunda-feira, dia 12, às 8h30min, na sede da Azonasul.

AGENDA – A Agência de Desenvolvimento da Zona Sul continuará promovendo encontros das demais Câmaras Técnicas para garantir que o plano de desenvolvimento regional seja feito com competência e abrangência. Os próximos grupos terão foco em Turismo e Sustentabilidade, com reunião marcada para o dia 21 de agosto, e Setor Produtivo e Inovação, cujo encontro ocorrerá no dia 30 de agosto. O objetivo é assegurar que todos os aspectos críticos para o crescimento da região sejam devidamente considerados.