Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

24 de setembro de 2024

Acompanhado do governador, presidente da Itália visita Centro Humanitário em Canoas

Cumprindo agenda oficial no Brasil, Mattarella veio ao Rio Grande do Sul para ver a situação vivenciada pelo Estado após as enchentes que ocorreram em maio


Por Kathrein Silva Publicado 16/07/2024
Ouvir: 00:00
PNG (94)
Foto: Jurgen Mayrhofer

O Centro Humanitário de Acolhimento Recomeço, em Canoas, foi visitado pelo governador Eduardo Leite e o presidente da Itália, Sergio Mattarella, na tarde desta terça-feira (16). Cumprindo agenda oficial no Brasil, Mattarella veio ao Rio Grande do Sul para ver a situação vivenciada pelo Estado após as enchentes que ocorreram em maio.

Leite e Mattarella percorreram o espaço do Centro Recomeço, ao lado do vice-governador, Gabriel Souza, e de autoridades federais e municipais. Os gestores foram recebidos por algumas das famílias que estão abrigadas no local. O governador lembrou a viagem oficial que realizou à Itália em abril deste ano, os 150 anos da Imigração Italiana e o momento difícil atravessado pelo Estado.

Segundo o governador, durante a visita, o líder italiano ficou especialmente comovido e feliz em ver o atendimento prestado pelo Centro Recomeço às crianças. Aberto em 4 de julho, o espaço foi planejado pelo governo estadual, com o apoio de instituições parceiras, para assegurar uma assistência humanizada a famílias que perderam seus lares em razão da catástrofe.

O local, que acolhe cerca de 630 pessoas, conta com um espaço dedicado especialmente às crianças, repleto de brinquedos, onde elas recebem apoio psicológico e são acompanhadas por psicopedagogos e pediatras especializados em desenvolvimento infantil. O Centro é gerido pela Agência da Organização das Nações Unidas para as Migrações (OIM).

Após a visita ao Centro, o governador almoçou com o presidente no clube Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. Antes de deixar Canoas, Leite comentou alguns dos temas que seriam tratados com o presidente.

Queremos desenvolver acordos econômicos e parcerias acadêmicas entre as nossas universidades. Assim que tivermos o Aeroporto Salgado Filho operando plenamente, gostaríamos de viabilizar voos diretos entre o Rio Grande do Sul e a Itália. Além disso, esse país tem muitas empresas importantes, e nós queremos que elas possam olhar para o nosso Estado dentro dos programas de concessão e de infraestrutura