Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de novembro de 2024

Inaugurada em Pelotas a exposição que conta a história da pecuária brasileira

O Memorial da Associação Nacional dos Criadores Herd- Book Collares (ANC) foi aberto na tarde desta segunda-feira na sede da entidade


Por Renan Ferreira Publicado 08/07/2024
Ouvir: 00:00
Design-sem-nome-38
Foto: Michel Corvello

A Associação Nacional dos Criadores Herd- Book Collares (ANC) abriu na tarde de hoje o seu Memorial. A exposição, com itens que fazem parte da história da pecuária nacional é permanente e pode ser visitada mediante a agendamento pelo telefone da associação. Parte da mostra pode ser conferida pela vitrine da sede da entidade, no Centro de Pelotas.

“A Associação tem 108 anos e queríamos guardar a memória, por isto criamos o memorial”, justifica o presidente da ANC, Joaquin Villegas.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Atualmente a ANC tem em torno de mil associados de todos os Estados brasileiros, sendo a maioria do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Ela registra 40 raças, sendo 33 bovinas, quatro bubalinas e três equinas.

O telefone para agendamento para visitação é o (53) 3222-4576. Entre as autoridades presentes da abertura da exposição estava a prefeita Paula Mascarenhas, que teve seu pai como presidente da ANC nos anos 70. Em seu discurso, ela lembrou da alegria em estar no local.

“Sempre me reencontro aqui com as minhas origens, ao meu pai. Devo muito a quem eu sou e ele deve muito a esta casa. Foi formado por esta casa, pela ética, pela dedicação ao trabalho que aqui se fez. Além dele há outros que por aqui passaram, um patrimônio de todos nós”, disse a prefeita.

O memorial é um tributo a dedicação, ao esforço e a paixão de pecurarista de todo o Estado que trabalharam incansavelmente pra elevar o padrão da produção. A mostra tem fotografias, relatos e artefatos que trazem a produção da agropecuária.

“O espaço servirá como fonte de inspiração para futuras gerações, destacando peças fundamentais para a agropecuária no país”, afirmou o presidente da ANC. Em seu discurso, ele também destacou os 50 anos do programa de melhoramento de bovinos. ” O que fez com que o Brasil se destaque nos maiores produtores de carne doo mundo, transformando a realidade da pecuária do Brasil”, disse.

Ele também convidou a todos para participarem da Fenagem que ocorre de 31 de julho a 4 de agosto no Parque da Associação Rural de Pelotas. O Memorial da ANC foi o resultado de uma pesquisa de quatro meses, conforme explicou o museólogo, Renan da Mata.

“O acerto também representa a história de Pelotas. É um grande volume de bens que conecta passado, presente e futuro, preservando a memória coletiva. A história da ANC, inclui relatórios anuais, livros da associação, sendo a principal fonte de pesquisa”, relatou

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *