Município vistoria equinos doados
Profissionais avaliam condições de cinco cavalos. Todos estão bem e em ambientes adequados
A Hospedaria de Grandes Animais da Prefeitura, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural, nesta semana, realizou vistoria de equinos doados pelo Município, diretamente nas propriedades para onde foram transferidos. Cinco cavalos foram avaliados, estão bem e em ambientes adequados, segundo a apuração dos profissionais.
“As vistorias periódicas dos animais doados são compromisso do Poder Público e, neste mês, abrimos o período de visitas de inspeção, que será intensificado nas semanas seguintes nas propriedades rurais. É necessário o acompanhamento, para que se apure sobre o bem-estar, alimentação, cuidados básicos e ambiente onde o cavalo está inserido”, esclarece o secretário de Desenvolvimento Rural, Romualdo Cunha Júnior.
Foram visitadas propriedades na Cascata, no Quilombo e no Monte Bonito, 5º, 7° e 9° distritos de Pelotas respectivamente. A inspeção aos cavalos foi realizada pela médica veterinária Karina Lemos Goularte D’Ávila, acompanhada pelo engenheiro-agrônomo Manoel Augusto Jacottet.
Equinos doados pela Prefeitura não podem ser utilizados para tração e, se a vistoria constatar que o tratamento não está adequado, o animal será recolhido. Os cavalos doados pela Prefeitura são recolhidos por andarem soltos nas ruas, alojados na Hospedaria e não resgatados pelos tutores no prazo legal para retirada. Para adoção, é necessário que o interessado seja proprietário rural, com comprovação por meio da apresentação do talão de produtor ou com a escritura.