Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

04 de dezembro de 2024

Pelotas lança Consórcio Regional de Inspeção de Produtos de Origem Animal, ampliando mercado para agroindústrias

A iniciativa visa beneficiar as agroindústrias da cidade, que, até então, estavam limitadas à comercialização de seus produtos dentro dos municípios onde estavam estabelecidas


Por Redação Publicado 04/12/2024
Ouvir: 00:00
A – 2024-12-04T080415.216
Foto: Rodrigo Chagas

Prefeitura de Pelotas anunciou o lançamento do Consórcio Regional de Inspeção de Produtos de Origem Animal, durante evento realizado na tarde desta terça-feira (3). A iniciativa visa beneficiar as agroindústrias da cidade, que, até então, estavam limitadas à comercialização de seus produtos dentro dos municípios onde estavam estabelecidas. Agora, com a nova estrutura, as 147 agroindústrias da região poderão expandir seus mercados para toda a Zona Sul, abrangendo aproximadamente 800 mil consumidores.

Com a criação do consórcio, as agroindústrias terão o suporte necessário para seguir as exigências dos Sistemas Municipais de Inspeção (SIM) de cada cidade, facilitando a regularização e expansão dos negócios. Isso representa uma grande oportunidade para a economia local, possibilitando a geração de novos empregos, o fortalecimento das agroindústrias e a ampliação da produção, como destacou a prefeita Paula Mascarenhas, que também preside a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). Ela enfatizou o potencial do consórcio para alavancar o setor e abrir novos horizontes comerciais, com o objetivo de, no futuro, inserir as empresas no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários (Sisbi), permitindo a distribuição nacional.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Atualmente, Pelotas conta com 34 agroindústrias, sendo que 12 delas já possuem autorização para comercializar seus produtos no Estado. O Consórcio tem como meta duplicar esse número, abrindo novas portas para essas empresas.

Elias Bergmann, proprietário do Frigorífico Bergmann, localizado na zona norte de Pelotas, comentou sobre o impacto positivo do consórcio em sua empresa. “Este é um passo importante. A ampliação do mercado para 23 municípios pode dobrar nossa produção e possibilitar o crescimento do nosso negócio”, afirmou.

O evento também contou com a presença dos prefeitos de Turuçu, Pedro Osório e Canguçu, além de representantes da Emater, Sebrae, Ministério da Agricultura e Embrapa, reforçando a importância da parceria entre o setor público e privado para o sucesso do projeto.

Leia também

Federarroz manifesta indignação contra as ocupações do MST em Pedras Altas

Dois homens são presos com 18 kg de maconha no bairro Areal, em Pelotas

Mulher é resgatada de cárcere privado após deixar bilhete em posto de combustíveis em Camaquã