Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

12 de fevereiro de 2025

Canguçu decreta situação de emergência em razão da estiagem

Município reconhecido como a Capital Nacional da Agricultura Familiar já soma mais de R$ 80 milhões em prejuízos


Por Pablo Bierhals Publicado 12/02/2025
Ouvir: 00:00
1280 x 720 – 2025-02-12T160451.886
Foto: Divulgação/Prefeitura de Canguçu

Nesta quarta-feira (12) o município de Canguçu, reconhecido como a Capital Nacional da Agricultura Familiar, decretou situação de emergência devido à grave estiagem que afeta a produção agropecuária e a subsistência das famílias rurais. Desde dezembro de 2024, a escassez de chuvas causou prejuízos estimados em R$ 83,9 milhões, afetando a produção de grãos, pecuária e cultivo de tabaco. Além disso, a falta de água potável atinge cerca de 178 famílias em 30 localidades. Estes dados foram embasados pela EMATER/RS, a Defesa Civil municipal e a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Cooperativismo e Recursos Hídricos.

A emergência é classificada como Nível II, e medidas de apoio já estão sendo tomadas, como a distribuição de água potável e o abastecimento de bebedouros para animais. A situação também acarreta riscos à saúde pública e à economia local, com impacto direto no abastecimento de alimentos.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

O decreto assinado pelo prefeito em exercício Ariel Griep Timm, conforme divulgou a prefeitura, visa reforçar os esforços do município para minimizar os efeitos da crise e apoiar os atingidos, e tem validade de 180 (cento e oitenta) dias, podendo ser prorrogado.