Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

20 de novembro de 2024

Colheita do trigo no RS deve passar de 4 milhões de toneladas

A Colheita de Trigo foi aberta oficialmente neste sábado (12) no município de Cruz Alta, a expectativa é que a safra tenha uma colheita de 4,2 milhões de toneladas no Estado, em uma área plantada de 1,3 milhão de hectares


Por Kathrein Silva Publicado 14/10/2024
Ouvir: 00:00
fivs (51)
Foto: Cassiane Osório

A Colheita de Trigo foi aberta oficialmente neste sábado (12) no município de Cruz Alta, a expectativa é que a safra 2023/2024 tenha uma colheita de 4,2 milhões de toneladas no Estado, em uma área plantada de 1,3 milhão de hectares. O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, esteve presente no ato, representando o governador Eduardo Leite. 

O trigo é tradicionalmente a cultura de inverno mais semeada no Rio Grande do Sul. Em 2022, o Estado foi o maior produtor do Brasil, com uma produção histórica de 5,7 milhões de toneladas. Em 2023, o estado do Paraná, com 3,6 milhões de toneladas, superou a produção gaúcha de apenas 2,9 milhões de toneladas, devido ao clima adverso enfrentado no solo gaúcho.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

O secretário da Agricultura destacou que Cruz Alta é um grande cenário da triticultura do Estado, com a Fenatrigo sendo realizada no município, e se destaca na produção do cereal. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Trigo (Abitrigo), a moagem no Rio Grande do Sul chegou a 2,17 milhões de toneladas no ano de 2023 em 38 moinhos ativos (17% da moagem nacional).