Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

20 de novembro de 2024

Projeto Ciclo Verde: inicia plantio de mudas no Centro de Pelotas

Objetivo é plantar mais de três mil mudas nativas, incluindo espécies como quaresmeira, extremosa, goiaba-serrana, cedro e ipês amarelo e roxo


Por Pablo Bierhals Publicado 28/06/2024
Ouvir: 00:00
FOTO 180×720 – 2024-06-28T080222.190
Foto: Divulgação/Prefeitura de Pelotas

Uma equipe terceirizada, contratada pela Prefeitura de Pelotas, iniciou nesta quinta-feira (27) o plantio de mudas na praça Coronel Pedro Osório e nas ruas Marechal Floriano e Andrade Neves, no Centro da cidade. Esta atividade integra o Projeto Ciclo Verde Pelotas – Plantio Urbano, que visa aumentar a arborização do município e promover a conscientização ambiental, tornando a cidade mais verde e sustentável.

O Projeto Ciclo Verde foi retomado na segunda-feira (24), com a meta de plantar mais de três mil mudas nativas, incluindo espécies como quaresmeira, extremosa, goiaba-serrana, cedro e ipês amarelo e roxo. As mudas serão distribuídas por cinco microrregiões, abrangendo 14 vias e 22 praças na área urbana. A empresa Ana Terra Serviços Ambientais, contratada através de licitação em junho do ano passado, é responsável pela execução do projeto.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Benefícios da Arborização Urbana

De acordo com Eduardo Schaefer, secretário de Qualidade Ambiental (SQA), o plantio de árvores oferece inúmeros benefícios, como melhoria paisagística, qualidade do ar, armazenamento de água da chuva, controle da poluição e redução das ilhas de calor, além de atrair avifauna. “A árvore não pode ser vista como um empecilho. Precisamos que a sociedade entenda esse processo e cuide dessas árvores, especialmente em tempos de mudanças climáticas”, enfatiza Schaefer.

O contrato com a Ana Terra Serviços Ambientais tem a duração de 12 meses, podendo ser renovado, e envolve um investimento de R$ 416 mil.

Para mais informações, a Secretaria de Qualidade Ambiental pode ser contatada pelo e-mail [email protected] ou na sede da Secretaria, localizada na avenida Domingos de Almeida, 1.490 (casa azul do Parque da Baronesa).

15º Fórum Gaúcho de Arborização

Pelotas sediará pela primeira vez o 15º Fórum Gaúcho de Arborização (FGA) no final de novembro de 2024. Este evento reúne municípios do Rio Grande do Sul para promover o desenvolvimento da arborização de forma regionalizada e colaborativa entre administrações municipais, entidades e parceiros. Originalmente programado para agosto, o evento foi adiado devido à crise climática enfrentada pelo Estado.