Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

28 de setembro de 2024

Apadrinhamentos Afetivo e Solidário estão com inscrições abertas

Programa possibilita o cadastramento para oferta de serviços aos abrigos municipais, bem como oportuniza que voluntários apadrinhem menores sob a tutela do Estado


Por Renan Ferreira Publicado 03/07/2024
Ouvir: 00:00
Design sem nome (8)
Foto: Michel Corvello/Ascom

Há cerca de cinco anos, os programas Apadrinhamento Afetivo e Apadrinhamento Solidário cumprem um papel importante no desenvolvimento de crianças e jovens acolhidos em abrigos municipais. A iniciativa desenvolvida pela Prefeitura de Pelotas, em parceria com o Ministério Público (MP), atua no cadastramento de voluntários para prestação de serviços junto às instituições, bem como na habilitação de interessados em apadrinhar crianças sob a tutela do Estado. Ambos os programas estão com inscrições abertas.

Com o objetivo de ofertar carinho e orientação individualizada, o Apadrinhamento Afetivo possibilita que crianças e adolescentes residentes em abrigos passem a contar com padrinhos e madrinhas, os quais podem acompanhá-los em datas especiais, passeios, atividades escolares e programas de família aos fins de semana.

“Toda criança precisa de afeto, amor e cuidado. O apadrinhamento afetivo pode proporcionar tudo isso, fazendo com que os padrinhos se tornem uma referência importante na vida da criança. Através desse vínculo, ela desenvolve laços socioafetivos, tem a oportunidade de vivenciar novas experiências e participar de diferentes atividades fora do abrigo”, explica a assessora especial do Programa Pelotas Cidade das Crianças, Carmem Vera Roig.

Para realizar o apadrinhamento de uma criança acolhida os interessados devem ser maiores de 21 anos e possuir, no mínimo, diferença de 16 anos do afilhado. É necessário ainda não possuir envolvimento com drogas e passar por uma avaliação da condição emocional, onde o candidato é submetido a dinâmicas de grupo. Posteriormente, o candidato recebe uma visita domiciliar das equipes do programa. 

Os interessados devem procurar a Secretaria de Assistência Social (SAS), localizada na rua Marechal Deodoro, 404, com atendimento das 8h às 14h. Os contatos podem ser feitos também pelo número (53) 3309-3600, ou pelo email [email protected].

Apadrinhamento Solidário

Para dar suporte aos serviços desempenhados nos abrigos, o Apadrinhamento Solidário institui uma rede de profissionais parceiros dispostos a colaborar com as necessidades das instituições. A iniciativa engloba todas as formas de ajuda, tanto aquelas voltadas à estrutura física dos espaços, quanto às necessidades dos moradores dos abrigos. 

A iniciativa visa promover as ações comunitárias e, consequentemente, ampliar a qualidade de vida dos jovens residentes dos abrigos. Profissionais das áreas de educação, saúde, estética, manutenção, entre outras, podem se cadastrar na rede de parceiros do programa através do link: bit.ly/apadrinhamentopelotas.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *