Após dragagem, Canal de Rio Grande tem novo nível de profundidade
Um menor nível de profundidade, ou "calado", faz com que as embarcações tenham que reduzir as cargas para ingressarem no Canal; Mesmo com a dragagem em andamento, o calado do canal ainda não alcançou a profundidade ideal de 14,2 metros.
Após 23 dias de dragagem, o canal de acesso ao Porto de Rio Grande tem um novo calado. Sendo concluído o primeiro processo da etapa de dragaem do canal, a Porto RS afirmou que foi possível reestabelecer a profundidade do local de 11,9 metros para 12,8 metros.
Em 3 de julho, teve início a dragagem de manutenção do Canal, com o objetivo de remover cerca de 600 mil metros cúbicos de sedimentos ao longo de três quilômetros. A operação está sendo realizada pela empresa holandesa Van Oord, utilizando a draga Galileo Galilei, de bandeira belga, e tem um custo aproximado de R$ 25 milhões. O serviço, que visa melhorar a segurança das embarcações e garantir o aprofundamento necessário para a competitividade do porto, está em sua fase final e deve ser concluído em breve, conforme informado pela Portos RS.
No entanto, mesmo com a dragagem em andamento, o calado do canal ainda não alcançou a profundidade ideal de 14,2 metros. Cristiano Klinger, presidente da Portos RS, destacou que a profundidade atual afeta diretamente as operações no local, obrigando vários navios a reduzir sua carga para navegar no Canal.
Vale lembrar que, em fevereiro, uma dragagem realizada pela mesma empresa holandesa Van Oord ampliou o calado do porto do Rio Grande para 14,2 metros. Esse trabalho envolveu a remoção de mais de 3,1 milhões de metros cúbicos de sedimentos dos canais interno, externo e do Porto Novo, com um investimento superior a R$ 105 milhões. No entanto, o alto fluxo de sedimentos provenientes das enchentes que assolaram todo o estado fez com que o canal diminuísse seus níveis de profundidade.