Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de setembro de 2024

Autoridades de Saúde do RS e de Rio Grande discutem soluções para demandas pendentes no município

Reunião Virtual define habilitação de novos leitos na Santa Casa e busca por soluções para falta de anestesistas


Por Larissa Rodrigues Publicado 30/08/2024
Ouvir: 00:00
Design sem nome (97)
Foto: Divulgação

Na tarde de quarta-feira (28), uma reunião virtual foi realizada para discutir as demandas reprimidas na área da Saúde no município de Rio Grande. Durante o encontro, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) decidiu pela habilitação de novos leitos hospitalares para a Santa Casa. Participaram da reunião as secretárias de Saúde Arita Bergmann, representando o Estado, e Zelionara Branco, pelo município, além do prefeito Fábio Branco, do presidente da Santa Casa, Renato Silveira, e outros gestores das secretarias e do hospital.

Além da necessidade de novos leitos hospitalares para a Santa Casa, a reunião também abordou a sobrecarga do Pronto-Socorro, as demandas na área de Oftalmologia e a carência de anestesistas na instituição hospitalar de Rio Grande, entre outros temas relevantes.

A secretária Zelionara Branco explicou que, devido à ausência de habilitação de novos leitos de internação e UTI pelo governo federal, mesmo após o pedido feito durante o período da enchente, a secretária Arita Bergmann decidiu atender a solicitação do Executivo Municipal e da Santa Casa. Assim, ficou definido que o Estado, de forma temporária até o final do ano, irá habilitar mais cinco leitos de UTI para Síndrome Respiratória Aguda Grave e outros 10 leitos de suporte ventilatório, com início no domingo, 1º de setembro. Durante esse período, será conduzido um estudo para avaliar se a expansão dos leitos deverá ser mantida de forma permanente.

Arita Bergmann também ordenou que a distribuição dos atendimentos de Oftalmologia nos contratos com a Santa Casa seja reavaliada. Ela deseja que seja considerada a ampliação da oferta, com o objetivo de aumentar o número de consultas e cirurgias na instituição, visando reduzir a fila de espera nessa especialidade.

Com as decisões tomadas pela secretária Arita Bergmann, a Secretaria de Saúde do Rio Grande está em processo de formalização dos pedidos para a habilitação dos novos leitos de UTI temporários. Além disso, a SMS está providenciando a habilitação de mais 20 leitos clínicos para aliviar a sobrecarga do Pronto-Socorro da Santa Casa.

Sobre a dificuldade que a Santa Casa enfrenta há alguns meses para regularizar a escala dos anestesistas, foi comunicado que um técnico da Secretaria Estadual da Saúde (SES) está disponível para apoiar a instituição na busca por alternativas para a contratação desses profissionais, visando resolver o problema.

Informações da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal do Rio Grande