Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de setembro de 2024

Beneficência Portuguesa celebra 167 anos com homenagens e reflexões sobre o papel na saúde de Pelotas

Evento comemorativo destaca contribuições da instituição para a saúde pública e desafios enfrentados pela administração municipal


Por Anelise Freitas Publicado 17/09/2024
Ouvir: 00:00
WhatsApp Image 2024-09-17 at 17.21.30
Foto: Michel Corvello

A Beneficência Portuguesa, uma das instituições mais tradicionais da saúde em Pelotas, comemorou na última segunda-feira (16) seus 167 anos de fundação com uma solenidade no Salão Nobre da instituição.

Durante o evento, a prefeita Paula Mascarenhas destacou a importância da Beneficência Portuguesa para a comunidade local e regional. “A Beneficência é uma referência na saúde do nosso município, da nossa região, já atendeu milhares, certamente milhões de pessoas ao longo desses anos, sempre oferecendo um atendimento qualificado, atencioso, generoso, e tem nos ajudado a construir uma saúde pública robusta, que atende as pessoas da melhor forma”, afirmou.

Segundo a assessoria municipal, os desafios enfrentados durante sua gestão, como a pandemia, em 2020/21, e a falta de orçamento do governo federal, o que mobilizou a gestão a ir a Brasília no segundo semestre do ano passado para aumentar em R$ 30 milhões o teto dos repasses aos hospitais filantrópicos do município. A chefe do executivo abordou salientou o esforço conjunto entre a prefeitura e o hospital para superar esses obstáculos, destacando a importância da instituição na busca por soluções para a saúde pública, “A Beneficência Portuguesa sempre foi para nós o grande interlocutor, ajudando a buscar e a construir caminhos, a dar respostas efetivas a nossa população, por isso vim aqui hoje para cumprimentar todo corpo clínico, todos os colaboradores, a gestão da Beneficência Portuguesa, agradecer em nome dos pelotenses e dizer que temos um grande orgulho desta instituição”, acrescentou.

O evento contou com a presença de diversos representantes do setor de saúde, incluindo a secretária de Saúde, Rosana van der Laan, o presidente do hospital, Carlos Alberto Rajão Frio, o diretor executivo, Armando Manduca da Rocha, além de líderes de outras instituições hospitalares da região, como a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Espírita de Pelotas.