Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

07 de janeiro de 2025

Coleta de lixo gera transtornos com lixeiras quebradas em condomínios de Pelotas

Só o condomínio Guimarães 2 já precisou comprar 8 novas lixeiras no período de um ano, com o custo de R$ 3 mil reais cada


Por Felipe Boettge Publicado 03/01/2025
Ouvir: 00:00
Design sem nome – 2025-01-03T110124.076

Os moradores de três condomínios no bairro Areal relatam enfrentar, há anos, a quebra frequente de lixeiras durante a coleta de lixo. O problema, que ocorre a cada visita da equipe de coleta, tem como principal consequência a danificação das rodinhas dos contêineres, gerando transtornos e reforçando a insatisfação dos residentes com a falta de cuidado no manuseio pela empresa responsável.

De acordo com o síndico dos três condomínios, um contêiner de lixo custa cerca de três mil reais, uma despesa que é arcada inteiramente pelo condomínio toda vez que o equipamento é quebrado. Só o condomínio Guimarães 2 já precisou comprar 8 novas lixeiras no período de um ano. “A gente tá assim já há 2 anos que os condomínios em geral vem sofrendo com isso. Eu sou síndico de três condomínios, Guimarães 1, Guimarães 2 e Coimbra. Além de nós pagar impostos, taxas de serviço, taxa de lixo e a gente ainda tem essa função toda, exigem que a gente tenha essas coletoras, o condomínio compra e eles não cuidam.” Relatou Fernando Ramirez.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Nossa equipe entrou em contato com a empresa Onze Urb, que explicou a situação. “Isso acontece muito, tem condomínios que colocam muito peso e os contêiner ficam muito pesados. Os braços que pegam ali soltam por causa do muito peso, vários contêineres são muito velhos, tendo vida útil de 6, 7, 8 meses e tem condomínios que já tem contêiner há 10 anos. Aí pega chuva, sol e essa situação toda assim ele começa a ficar ressecado e aí ele quebra mesmo, vai quebrar embaixo, vai quebrar a rodinha.” Explicou, Cristiano Braga, responsável pela empresa terceirizada.

O que vai em contrapartida do relato de Fernando, síndico dos condomínios. “O Coimbra foi entregue há quase cinco meses atrás e eles já destruíram as lixeiras. Em cinco meses nós já estamos sem duas lixeiras. Tem lixeira que compramos há 15 dias, pagamos 3 mil reais e em uma semana eles já quebraram também.” Comentou, destacando que as lixeiras quebradas eram novas.

Sobre a queda do contêiner durante a coleta de lixo, Cristiano comentou ser algo comum. “E a situação quando cai do caminhão é isso aí mesmo, às vezes escapa os braços, uma vez até por peso ou outra situação, às vezes até erro dos guris, mas a própria filmagem aí tu vai ver o contêiner ele ta até em cima de lixo.”

Até o momento, a situação continua causando transtornos aos moradores dos condomínios afetados, que enfrentam prejuízos financeiros frequentes sem qualquer perspectiva de resolução. Apesar dos contatos com o Sanep e com a empresa terceirizada, as explicações oferecidas para Fernando não trouxeram soluções práticas ou medidas preventivas claras. Para os moradores, a falta de cuidado na coleta e a ausência de apoio das autoridades deixam a sensação de descaso e aumentam a insatisfação com o serviço prestado.

Em contato com o Sanep, a autarquia respondeu através de uma nota, comunicando que notificou a empresa Onze Construtora e Urbanizadora para realizar o conserto ainda na tarde desta sexta-feira (3). Leia a nota completa:

É previsto em contrato com a empresa responsável por operacionalizar a coleta — hoje, a Onze Construtora e Urbanizadora — que ela é responsável por reparar ou indenizar qualquer tipo de dano cometido, mesmo que culposamente, por seus empregados no desempenho de suas atividades. Dessa forma, quando é comprovado qualquer tipo de dano causado pelos coletores, como ocorrido no registro acima, a orientação do Sanep é para que os condomínios façam a reclamação junto à empresa.
Não sendo solucionado essa questão de forma direta, deverá ser feito protocolo junto ao Sanep, com relato dos problemas ocasionados para providências administrativas e/ou jurídicas. No caso específico em questão, como está comprovado que não se trata de um desgaste natural do contêiner e sim danos oriundos do manuseio por parte dos coletores, o Sanep notificou a empresa, que fará o conserto.

Leia também:

Marroni acompanha mutirão de limpeza no Barro Duro

Saque-aniversário do FGTS já está disponível para nascidos em janeiro