Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

18 de setembro de 2024

Exposição “Detalhes da Memória: Pelotas” de Renata Galbinski explora patrimônios culturais da cidade

A exposição vai até o dia 14 de setembro no Espaço Ágape Pelotas, Rua Padre Anchieta, 4480


Por Larissa Rodrigues Publicado 09/09/2024
Ouvir: 00:00
FOTO 180×720 (3)
Foto: Larissa Rodrigues\ Clic Pelotas

A reportagem do Clic Pelotas marcou presença no espaço Ágape, localizado na Rua Padre Anchieta, para conferir a exposição “Detalhes da Memória: Pelotas”, que oferece um olhar mais profundo e sensivél sobre o patrimônio cultural da cidade.

Renata Galbinski é uma arquiteta formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com uma trajetória acadêmica e profissional que reflete seu compromisso com a preservação cultural e o design. Mestre em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas, também pela UFRGS, Renata é especialista em Restauração pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI-PE) e em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Idealizada pela artista Renata Galbinski, a exposição propõem uma imersão nas memórias afetivas de Pelotas, destacando sua rica herança arquitetônica e histórica. Composta por vinte obras inéditas sendo quatro da cidade de Pelotas, a exposição tem uma abordagem mais hibrídia, misturando camadas de tintas, pinceladas suaves, colagens e fotografias.

A exposição não se limita apenas a retratar o passado; ela busca ressaltar a importância de preservar as tradições e o legado cultural que moldaram a identidade da cidade. Por meio de técnicas variadas, Renata Galbinski convida o público a refletir sobre o impacto do tempo nas paisagens urbanas, resgatando detalhes muitas vezes esquecidos no cotidiano.

Em entrevista para o Clic Pelotas, Renata conta um pouco sobre a exposição:

Eu procuro destacar um detalhe que, para mim, tenha uma importância particular. O que vocês vão encontrar nessa exposição é uma série de detalhes cuidadosamente selecionados e expostos”, explica Renata. Além disso, a proposta da mostra vai além da simples contemplação: ela pretende acionar no espectador as memórias afetivas relacionadas aos detalhes que cada um considera importante em suas próprias histórias. Através da arte, a exposição busca despertar essas lembranças pessoais, conectando-as à rica herança cultural de Pelotas.

“Detalhes da Memória: Pelotas” é uma celebração visual da história pelotense, uma oportunidade para os moradores se reconectarem com suas raízes e valorizarem o patrimônio que os rodeia. O espaço Ágape, com sua atmosfera acolhedora, serviu de palco ideal para essa homenagem artística, proporcionando aos visitantes uma experiência cultural enriquecedora.

Confira as quatro obras da cidade de Pelotas:

WhatsApp Image 2024-09-09 at 14.21.53
WhatsApp Image 2024-09-09 at 14.21.55
WhatsApp Image 2024-09-09 at 14.21.55 (1)
WhatsApp Image 2024-09-09 at 14.21.55 (2)

A exposição vai até o dia 14 de setembro no Espaço Ágape Pelotas, Rua Padre Anchieta, 4480, Pelotas- RS