Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

22 de janeiro de 2025

Moradores alertam para acúmulo de lixo na rua Bernardo José de Souza

O descarte de entulhos em vias públicas é proibido por lei, jogar, colocar, deixar ou praticar qualquer ato que implique em depósito de lixo em vias públicas pode ocasiosar em sanções administrativas, como multas


Por Felipe Boettge Publicado 18/01/2025
Ouvir: 00:00
Design sem nome – 2025-01-18T101657.355
Foto: Felipe Boettge / Clic Pelotas

O acúmulo de lixo na calçada se tornou uma situação recorrente e que incomoda os moradores da região da rua Bernardo José de Souza, no bairro Fragata. Além de móveis, caixas de papelão, galhos e folhas secas e muitos outros entulhos.

Em contato com a nossa reportagem, moradores da região explicam que o local acabou por se tornar um lixão comunitário, o que preocupa pela possibilidade de se tornar um ambiente propício para dengue, o que já é campanha da Prefeitura de Pelotas e que teve início justamente no bairro, região onde, dos 631 focos detectados pela Prefeitura, praticamente a metade (49,29%) foram notificados no Fragata.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Uma nova frente de trabalho contra a dengue está prevista para os dias 3 e 4 de fevereiro, novamente no Fragata.

Design sem nome – 2025-01-18T101720.516
Foto: Felipe Boettge / Clic Pelotas

Em resposta a reportagem e o acúmulo de lixo, a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura comunicou que o lixo será recolhido segunda-feira (20), por meio da Cosac da região. Durante outra situação de descarte irregular de entulhos, o Secretário Mateus Consen declarou “É importante que a população evite esse tipo de atitude. Retiramos 90 toneladas de entulhos durante dois dias seguidos da avenida João Gomes Nogueira e, horas depois, houve o descarte de uma máquina de lavar na via, além de sapatos e roupas”, disse o secretário “Zelar pelo município é uma das principais funções da administração, mas a comunidade também precisa se sensibilizar diante da necessidade de manter a cidade limpa. Contamos com isso”

O descarte de entulhos em vias públicas é proibido por lei, jogar, colocar, deixar ou praticar qualquer ato que implique em depósito de lixo em vias públicas pode ocasionar em sanções administrativas, como multas.

Onde descartar?

O Ecoponto Gotuzzo está situado na rua Machado de Assis, próximo ao reservatório da rua Epitácio Pessoa. Funciona de segunda-feira a sábado, das 8 às 12h e das 13 às 17h. O limite diário de descarte por pessoa é de um metro cúbico de materiais, equivalente, em volume, a uma caixa d’água de mil litros, por exemplo.

O que pode ser descartado no Ecoponto?

Materiais recicláveis, tais como plástico, vidro, papel, papelão, espelhos, metais e isopor; resíduos provenientes da construção civil, como tijolos, concreto, terra, madeira, forros e argamassa; equipamentos eletroeletrônicos de linha branca (geladeira, fogão, televisão, monitor e impressora), resíduos resultantes do manejo de vegetação e jardinagem, como podas e supressão, itens volumosos desmontados (móveis, sofás, armários, guarda-roupas, mesas e colchões), pneus e óleo de cozinha saturado.

Quais materiais que não devem ser descartados no Ecoponto?

Materiais orgânicos; resíduos biológicos, como medicamentos, seringas, agulhas, curativos e animais mortos, resíduos químicos e industriais, incluindo embalagens e resíduos de agrotóxicos, lâmpadas, pilhas e baterias.

Leia também:

Final de semana será de atividades esportivas na Praia do Laranjal

Cerca de 50 metros de descarte irregular de lixo é flagrado na rua José Silva Azambuja