Moradores alertam para acúmulo de lixo na rua Bernardo José de Souza
O descarte de entulhos em vias públicas é proibido por lei, jogar, colocar, deixar ou praticar qualquer ato que implique em depósito de lixo em vias públicas pode ocasiosar em sanções administrativas, como multas
O acúmulo de lixo na calçada se tornou uma situação recorrente e que incomoda os moradores da região da rua Bernardo José de Souza, no bairro Fragata. Além de móveis, caixas de papelão, galhos e folhas secas e muitos outros entulhos.
Em contato com a nossa reportagem, moradores da região explicam que o local acabou por se tornar um lixão comunitário, o que preocupa pela possibilidade de se tornar um ambiente propício para dengue, o que já é campanha da Prefeitura de Pelotas e que teve início justamente no bairro, região onde, dos 631 focos detectados pela Prefeitura, praticamente a metade (49,29%) foram notificados no Fragata.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Uma nova frente de trabalho contra a dengue está prevista para os dias 3 e 4 de fevereiro, novamente no Fragata.
Em resposta a reportagem e o acúmulo de lixo, a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura comunicou que o lixo será recolhido segunda-feira (20), por meio da Cosac da região. Durante outra situação de descarte irregular de entulhos, o Secretário Mateus Consen declarou “É importante que a população evite esse tipo de atitude. Retiramos 90 toneladas de entulhos durante dois dias seguidos da avenida João Gomes Nogueira e, horas depois, houve o descarte de uma máquina de lavar na via, além de sapatos e roupas”, disse o secretário “Zelar pelo município é uma das principais funções da administração, mas a comunidade também precisa se sensibilizar diante da necessidade de manter a cidade limpa. Contamos com isso”
O descarte de entulhos em vias públicas é proibido por lei, jogar, colocar, deixar ou praticar qualquer ato que implique em depósito de lixo em vias públicas pode ocasionar em sanções administrativas, como multas.
Onde descartar?
O Ecoponto Gotuzzo está situado na rua Machado de Assis, próximo ao reservatório da rua Epitácio Pessoa. Funciona de segunda-feira a sábado, das 8 às 12h e das 13 às 17h. O limite diário de descarte por pessoa é de um metro cúbico de materiais, equivalente, em volume, a uma caixa d’água de mil litros, por exemplo.
O que pode ser descartado no Ecoponto?
Materiais recicláveis, tais como plástico, vidro, papel, papelão, espelhos, metais e isopor; resíduos provenientes da construção civil, como tijolos, concreto, terra, madeira, forros e argamassa; equipamentos eletroeletrônicos de linha branca (geladeira, fogão, televisão, monitor e impressora), resíduos resultantes do manejo de vegetação e jardinagem, como podas e supressão, itens volumosos desmontados (móveis, sofás, armários, guarda-roupas, mesas e colchões), pneus e óleo de cozinha saturado.
Quais materiais que não devem ser descartados no Ecoponto?
Materiais orgânicos; resíduos biológicos, como medicamentos, seringas, agulhas, curativos e animais mortos, resíduos químicos e industriais, incluindo embalagens e resíduos de agrotóxicos, lâmpadas, pilhas e baterias.
Leia também:
Final de semana será de atividades esportivas na Praia do Laranjal
Cerca de 50 metros de descarte irregular de lixo é flagrado na rua José Silva Azambuja