Pescaria em buraco de rua? Moradores protestam de forma inusitada em rua de Pelotas
Moradores do bairro Lindóia usam criatividade para protestar contra abandono e condições precárias da rua Plácido de Castro
Na manhã desta quinta-feira (12), a reportagem do Clic Pelotas foi até o bairro Lindóia a pedido dos moradores para acompanhar uma situação inusitada de pescaria em buraco de rua. Por mais curiosa que seja, a pescaria em frente ao buraco marca a manifestação dos moradores da rua Plácido de Castro, no bairro Lindóia, perante a sensação de abandono perante a situação que ela se encontra. O enorme buraco, que é alvo do protesto, está localizado na entrada da rua e é apenas o primeiro de muitos que atrapalham a vida dos moradores e atestam a falta de atenção e cuidados dos órgãos responsáveis com a região.
De acordo com os moradores, o buraco já tem quase décadas e aumentou exponencialmente com o passar dos anos, ameaçando ocupar toda a rua muito em breve. Para além da idade, o buraco também começou a acumular água mesmo com a passada das chuvas, o que levanta questões para os moradores da possibilidade do esgoto estar vazando por ele.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
No local, nossa equipe conversou com Aldo Bastos, que mora na Plácido de Castro há 50 anos e nos contou um pouco sobre a situação em que tudo se encontra. “Tem um buraco gigante em função que a rua começou a ter um maior movimento do comércio do bairro. Então passa caminhões carregados com bebidas e tudo mais e os buracos começaram a aumentar. Não basta só passar uma máquina”
Preocupação com a dengue
Além disso, Aldo também se mostrou preocupado com a questão da dengue. Durante a conversa com a nossa reportagem, comentou sobre a situação das valetas, que podem se tornar ambientes propícios para a proliferação de larvas e mosquitos. “A vigilância sanitária vem nas casas, é passado na televisão e eu creio que a gente realmente deva cuidar para que isso não aconteça. Mas se você caminhar aqui, vai ver que a rua está cheia de valetas e elas cheias de larva de mosquito”
Outra questão que Aldo abordou, foi a informação que ele recebeu de um funcionário que realizava a limpeza das galerias da rua São Paulo, que passa pela entrada da Plácido de Castro, de que a rua constaria em seus papéis como asfaltada. “Eu falei com o rapaz que tava com o caminhão que puxava o esgoto pra ele dar uma olhadinha aqui. E ele foi olhar nos papéis que ele tinha ali pra ver as ruas e ele ficou meio constrangido para falar comigo e disse que consta que tem um bueiro no local, mas que está abaixo de asfalto. E a rua nunca esteve asfaltada.”
Em contato com Assessoria Especial de Comunicação da Prefeitura de Pelotas (ASCOM), foi esclarecido que a rua não consta como asfaltada para o governo da cidade.
Expectativas e esperanças
Com a perspectiva da troca de nome e partido no comando da cidade, com a saída de Paula Mascarenhas (PSDB), em 2025 e a entrada de Fernando Marroni (PT), os moradores têm a esperança de que as coisas podem mudar e o novo líder possa enxergar a rua e o bairro com outros olhos. “Vejo que tem uma movimentação muito grande na cidade, ainda não assumiram, mas tem uma movimentação muito grande de resolução de alguns problemas. Mas vamos dar seguimento nisso e realmente fazer o certo, organizar e trazer beneficio realmente para a população que ta precisando.” Relatou Aldo Bastos.
Leia também: