Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

18 de setembro de 2024

Situação precária do banheiro público da Praça Coronel Pedro Osório é alvo de críticas

Os banheiros apresentam diversos sinais de abandono


Por Larissa Rodrigues Publicado 14/08/2024
Ouvir: 00:00
FOTO 180×720
Foto: Larissa Rodrigues

Na manhã desta quarta-feira, (14), a reportagem do Clic Pelotas esteve na Praça Coronel Pedro Osório, na área central de Pelotas, para averiguar a situação dos banheiros públicos da praça.

Os banheiros da Praça Central da cidade são constantemente alvo de críticas, causando indignação e desconforto entre as pessoas quem frequentam o local. Os banheiros apresentam diversos sinais de abandono: portas quebradas, paredes pichadas, e um forte odor que se espalha pela área ao redor, transformando o espaço em um ponto de insalubridade da Praça.

Foto: Larissa Rodrigues

Mesmo com constantes reclamações dos cidadãos, até o momento, nenhuma providência foi tomada pelas autoridades responsáveis. A condição do banheiro não só compromete a imagem da cidade, mas também representa um risco à saúde pública, conforme dizem alguns populares.

WhatsApp Image 2024-08-14 at 14.13.30 (1)

Especialmente idosos e crianças sofrem com a falta de uma estrutura básica para suas necessidades. Além disso, a ausência de alternativas próximas agrava ainda mais o problema. A Prefeitura de Pelotas foi contatada sobre a demanda e enviou a seguinte resposta:

Conforme a secretária de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Lúcia Amaro, os banheiros passam por limpeza diariamente pelas equipes da pasta que também disponibiliza dois funcionários que se revezam no local durante o dia. Ocorre que, constantemente, quando o local está fechado, geralmente à noite, o prédio é alvo de vandalismo, com pichação, roubo de fiação, destruição de portas, janelas e parte hidráulica, alguns invadem e defecam no entorno. Conforme o comando da Guarda Municipal, são realizadas diuturnamente rondas nos banheiros e também na Praça Coronel Pedro Osório para coibir vandalismo e depredação.

Dentro da estrutura da SSUI, conforme a titular da pasta, as equipes estão sempre atuando na manutenção constante da estrutura em parceria com outras secretarias e autarquias, como a Secretaria de Obras e Pavimentação e o Sanep, além do apoio das equipes do programa Mão de Obra Prisional.