Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

04 de dezembro de 2024

Bolsonaro aposta em ajuda de Trump para retornar ao poder

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que quer se candidatar nas eleições presidenciais de 2026, esperando apoio do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump


Por Redação Publicado 29/11/2024
Ouvir: 00:00
Reprodução Instagram Bolsonaro
Foto: Reprodução/ Instagram

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que quer se candidatar nas eleições presidenciais de 2026, esperando apoio do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

Apoio de Trump nas eleições de 2026

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) expressou seu desejo de se candidatar novamente nas eleições presidenciais de 2026. Em uma entrevista ao Wall Street Journal, ele destacou a importância do apoio do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para sua campanha. Bolsonaro acredita que a influência de Trump pode ser crucial para sua volta ao poder, especialmente se o presidente americano implementar sanções econômicas contra o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Durante a entrevista, Bolsonaro afirmou: “Trump está de volta, e é um sinal de que nós também voltaremos”. Ele revelou que acompanhou de perto as eleições norte-americanas, torcendo pelo “grandão laranja”, em referência a Trump. O ex-presidente também exibiu um livro que recebeu de Trump, que continha uma dedicatória: “Jair, você é GRANDE”.

Bolsonaro, orgulhoso de seu alinhamento com Trump, adaptou o slogan da campanha do republicano, dizendo: “É hora do MAAGA — Make All Americas Great Again”, enfatizando sua intenção de unir forças com o ex-presidente dos EUA para fortalecer sua posição política no Brasil.

Controvérsias e desafios enfrentados por Bolsonaro

Jair Bolsonaro enfrenta diversas controvérsias e desafios em sua trajetória política. Recentemente, ele foi condenado à inelegibilidade por 8 anos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido a abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. O ex-presidente foi acusado de agir “mentirosamente” ao afirmar que existiam fraudes nas eleições sem apresentar provas.

Durante a entrevista, Bolsonaro comentou sobre a situação, afirmando que, enquanto a Justiça Eleitoral não negar seu registro, ele considera sua candidatura válida. Ele expressou preocupação com a possibilidade de que seu registro seja adiado até a eleição, afirmando: “Eles podem simplesmente adiar o máximo possível… até a eleição acabar”.

Além disso, Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal (PF) por suspeita de envolvimento em um esquema que planejava um golpe de Estado. Ele se declarou vítima de uma “caça às bruxas” promovida por Lula e juízes de esquerda, afirmando: “Eles não querem apenas que eu fique preso, eles querem que eu morra”, referindo-se à facada que sofreu em 2018.

O ex-presidente também negou ter cometido crimes contra a Constituição, defendendo que suas declarações foram uma tentativa de conter os apoiadores mais radicais, que o atacaram por não serem suficientemente agressivos em suas críticas ao governo atual.