Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

24 de setembro de 2024

Câmara aprova conjunto de projetos pós-enchente em Pelotas

O pacote de projeto chamado “Força Pelotas” visa beneficiar a população isentando alguns impostos por um determinado período de tempo no município


Por João Victor Fagundes Publicado 19/07/2024
Ouvir: 00:00
camraple
Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (17), a Câmara de Vereadores de Pelotas deu o aval para um conjunto de projetos chamado “Força Pelotas”, enviado pelo Executivo Municipal para ajudar na recuperação após as enchentes de maio. A próxima etapa é a sanção pela Prefeita Paula Mascarenhas.

O pacote de medidas inclui uma série de ações específicas para peças de reposição de danos materiais e sociais causados ​​pelas enchentes. Entre as iniciativas anunciadas pela Prefeitura, serão isentas, por dois meses, as contas de água do Sanep, da taxa de iluminação pública e da taxa de lixo para os imóveis afetados. Para aqueles com tarifa social, a isenção será estendida por quatro meses. Além disso, o projeto prevê a continuidade da isenção por dois meses no próximo ano.

Para as empresas de Pelotas que sofreram com as enchentes, a “Força Pelotas” contempla uma prorrogação do pagamento do ISS por dois meses e a isenção desse imposto para microempresas. Também está prevista a prorrogação da validade dos alvarás e a isenção da taxa de renovação. Durante esse período, até 31 de agosto, as dívidas, protestos e negativação serão suspensos. Além disso, existem condições especiais para a concessão de microcrédito a empreendedores das áreas pretendidas.

Apesar da aprovação unânime dos vereadores, houveram críticas quanto à duração das medidas, que muitas consideram insuficientes frente ao impacto prolongado das enchentes em Pelotas e aos prejuízos gerados.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *