Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

21 de dezembro de 2024

98ª Expofeira de Pelotas: seminários técnicos abordam segurança alimentar e inspeção de produtos de origem animal


Por Anelise Freitas Publicado 09/10/2024
Ouvir: 00:00
WhatsApp Image 2024-10-09 at 10.52.38
Foto: Divulgação

A 98ª Expofeira de Pelotas, promove dois seminários técnicos com foco em inspeção e responsabilidade em produtos de origem animal entre os dias 9 e 10 de outubro, no Parque de Exposições Ildefonso Simões Lopes. Os eventos contam com a participação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e dos setores de turismo rural e apoio à Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Prefeitura.

O destaque do dia 9 será o 3º Seminário de Inspeção e Responsabilidade Técnica em Produtos de Origem Animal, que ocorrerá das 8h às 18h no auditório da Associação de Veterinários da Zona Sul (Vetesul). A coordenadora do SIM, veterinária Ângela Leitzke Cabana, e outros especialistas da SDR estarão presentes para compartilhar conhecimentos.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Os seminários são voltados para acadêmicos das áreas agrárias e de saúde, além de profissionais do setor, como responsáveis técnicos e proprietários de estabelecimentos de produtos de origem animal. O objetivo é esclarecer a importância do trabalho de médicos veterinários e zootecnistas na segurança alimentar e na saúde pública.

O acesso à Feira é gratuito mediante a doação de um quilo de alimento não perecível até sexta-feira (11), e no final de semana, a entrada será de R$ 15,00. Durante o evento, a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) também participa com atividades voltadas para a educação no trânsito, especialmente para o público infantil.

Confira a programação do evento:

8h30min – Doenças zoonóticas provindas de produtos de origem animal de indústria. Palestrante professor doutor em Epidemiologia da Faculdade de Veterinária da UFPel, Fábio Raphael Pascoti Bruhn.
9h20min – Fiscalização e inserção de pequenas empresas no Sisbi-POA. Palestrante médica veterinária do SIM/Sisbi-POA do município de Glorinha (RS) e responsável técnica de frigorífico de suínos e ovinos, Lívia Dannenhauer Braun.
10h – Apresentação do Consórcio de Saúde Intermunicipal (Consin) em relação à zona sul de Pelotas. Palestrante médico veterinário da Azonasul/Consin, Bercílio Luiz da Silva.
10h45min – A importância da Zootecnia como RT na indústria de alimentos. Palestrante zootecnista de Ovos Lá de Fora, Thais Camacho.
14h – Case de sucesso: Ovos La de Fora, com a zootecnista Loani Weber Garcia.
14h30min – Case de sucesso: Alemão Boa Carne e Bahr Carnes. Apresentação por empresários, proprietários da Fazenda Cristal, Gabriel e Daniel Kurth Bahr
15h15min – Case de sucesso: Ponto da Linguiça, com a empresária Aline Gabriela Costa Borges.
16h – Mesa redonda: – Problemas estruturais nas indústrias na agroindústria da região – Regulação Sanitária e Ambiental para Indústrias de Origem Animal. Participantes: coordenadora do SIM-Pelotas, médica veterinária ngela Leitzke Cabana; presidente do CRMV-RS, médico veterinário Mauro Moreira; gestora ambiental e bióloga da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Pelotas, Mariana Corrêa Lima; técnico em agropecuária do SIM-Pelotas, Luís Henrique Ferreira Dias; engenheiro de Alimentos, Renato Cougo; médico veterinário da Emater, Marcelo Souza; médico veterinário do SIM-Rio Grande, Márcio Moraes; e administrador Azonasul Consin, Daison Estoqueti.

Na quinta-feira (10), das 8h30min às 21h30min, na Casa da Amizade, realiza-se o 15º Seminário de Turismo Rural, Natureza e Aventura – Do Campo para o Mundo, Turismo Conectado. Profissionais dos setores de turismo Rural e de Apoio à Agricultura Familiar da Prefeitura de Pelotas, respectivamente, turismóloga Veridiane Souza e engenheira agrícola Rejane Jorge, estão envolvidas na organização do evento e na elaboração da programação.

O Seminário ainda conta com Cavaleiros da Costa Doce Gaúcha, Gassetur, Sebrae, Mulheres Empreendedoras (ACP), Câmara de Vereadores (Comissão Turismo Rural), UFPel e Emater na organização.
9h – Abertura com autoridades.
9h30min – Serra dos Tapes do RS, um Lugar de Caminhos. Palestrante empreendedor do Sítio Amoreza e do Aventureza e diretor de Turismo de Morro redondo, Pedro Vieira.
10h10min – O Turismo na Rota dos Butiazais. Exposição de fotos Jardineiros do Butiazal. Apresentação: pesquisadora Embrapa Clima Temperado, Rosa Lia Barbieri.
10h50min – Gestão Inteligente – Vendas que Viram Relacionamentos. Apresentação: analista de sistemas Thiago Klug e publicitário Jeferson Chris.
11h40min – considerações.
13h30min – Palestrante publicitária e consultora técnica Cláudia Quagua.
14h10min – Apresentações: Dom Feliciano Azeites, uma Empresa Familiar – sócia-proprietária, bióloga, agrônoma Marina Costa Alves; e, Casa Amarela O Sonho – proprietária Denise Igansi.
14h50min – Trio do Posicionamento – Josiane Pilar, Tai Camargo e Suzana Fernandes (auxílio a empreendedores).
15h30min – O Papel do Influencer nos Negócios –Muriel Corrêa Aldrighi.
16h10min – Trajetória da Família na Agroecologia – agricultor familiar Nilo Schiavon.
16h50min – Compensação Florestal ou Crédito de Carbono – Meio Ambiente – advogada Carina Raubach.
17h30min – Hospitalidade e Etarismo – Mercado de Trabalho e Discriminação – pós-graduada em Gestão para Sustentabilidade, Sandra Castro Ferreira.
19h – Reunião de lideranças Brasil e Uruguai – Agência Binacional. – apoio do curso Turismo UFPel, professor Guilherme Velasquez e alunos, e extensão a alunos Turismo UFPel e do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Unipampa.