Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de setembro de 2024

Emater e parceiros promovem troca de sementes crioulas em Comunidades Quilombolas gaúchas

Essa iniciativa visa preservar a diversidade de sementes e evitar sua perda ao longo do tempo


Por Pablo Bierhals Publicado 19/09/2024
Ouvir: 00:00
1280 x 720 (1)
Foto: Pablo Bierhals/Clic

A Emater/RS-Ascar, em colaboração com o Fórum das Comunidades Quilombolas e a Embrapa, tem promovido encontros destinados à troca e ao resgate de sementes crioulas em comunidades quilombolas. Essa iniciativa visa preservar a diversidade de sementes e evitar sua perda ao longo do tempo.

Em uma entrevista ao Programa de Rádio da Emater, o extensionista Gustavo Chaves Alves, que atua em Mostardas, ressaltou a importância desses encontros. “Eles são fundamentais para a manutenção da biodiversidade e a diversificação da alimentação na região. As comunidades quilombolas, em particular, são responsáveis pela maior parte da guarda de sementes e mudas crioulas, que são plantas adaptadas ao nosso ambiente e mais resistentes, especialmente em tempos de crise climática”, explicou.

Gustavo destacou ainda que essas trocas de sementes refletem o papel da extensão rural na vida das pessoas. “Os encontros têm um impacto prático, promovendo a manutenção da biodiversidade, garantindo a segurança alimentar e proporcionando autonomia aos agricultores familiares para cultivar sua própria alimentação de qualidade”, afirmou.

Os interessados em participar dos encontros podem se dirigir aos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar para obter informações e orientações. É importante notar que as reuniões também são abertas a agricultores familiares que não pertencem às comunidades quilombolas.