Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de novembro de 2024

Pelotas sediará 15ª edição do Fórum Gaúcho de Arborização

O tema escolhido para esta edição destaca a importância da arborização não apenas como uma questão ambiental, mas como um mecanismo de adaptação climática nas cidades, essencial para o bem-estar das populações urbanas


Por Redação Clic Pelotas Publicado 19/11/2024
Ouvir: 00:00
A (84)
Foto: Divulgação

Pelotas será sede da 15ª edição do Fórum Gaúcho de Arborização (FGA) nesta quinta (21) e sexta-feira (22), no Pelotas Parque Científico e Tecnológico, localizado na avenida Domingos de Almeida, 1.785. O evento, promovido pela Regional Sul da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau), tem como tema “Essencialidade na Arborização: um Despertar para as Cidades”, e reunirá mais de 200 inscritos de 37 cidades do Rio Grande do Sul e de outros estados, como Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina. O fórum tem como objetivo discutir o desenvolvimento da arborização urbana de maneira regionalizada e compartilhada entre as administrações municipais, entidades e demais representantes da sociedade, com foco na criação, recuperação e preservação das áreas verdes nas cidades do sul do país.

📱Receba as notícias do Clic Pelotas no seu Whatsapp

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Durante o evento, os participantes poderão assistir a palestras de profissionais especializados na área e participar de minicursos sobre arborização urbana. O tema escolhido para esta edição destaca a importância da arborização não apenas como uma questão ambiental, mas como um mecanismo de adaptação climática nas cidades, essencial para o bem-estar das populações urbanas.

O secretário da Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, ressaltou que o fórum visa conscientizar a sociedade sobre a necessidade de tratar a arborização como uma política pública nas cidades modernas. “Precisamos encarar o planejamento e a manutenção da arborização urbana como parte fundamental das políticas públicas municipais. O objetivo é que essa questão entre de vez na agenda da gestão pública, com o aumento dos recursos orçamentários, estruturação de pessoal e equipamentos, e o investimento em capacitações, como o FGA, que traz a discussão da arborização para dentro da sociedade”, afirmou Schaefer.

Inscrições

As inscrições para o FGA e o minicurso podem ser realizadas pelo link https://www.even3.com.br/xv-forum-gaucho-de-arborizacao-496343/. Sócios da Sbau, estudantes e idosos têm direito à meia-entrada para o evento. 

O evento tem como público-alvo profissionais da área da arborização, como estudantes e pesquisadores, além de gestores públicos e integrantes de secretarias de meio ambiente, educação, obras, trânsito, habitação, planejamento e vigilância sanitária.

Fórum Gaúcho de Arborização

Trata-se de uma composição de representatividades municipais, sem fins lucrativos, destinada a identificar e promover o desenvolvimento da arborização de forma regionalizada e compartilhada entre as administrações municipais, entidades e demais parceiros representantes no Fórum, de modo a proporcionar expertise aos agentes promotores na qualificação da produção de mudas, planejamento, implantação, manejo, controle, recuperação, preservação e conservação da arborização em áreas urbanas e não urbanas.

Para traçar seus objetivos, o FGA se reúne em qualquer ponto do Estado, tendo como premissa a realização anual de evento regional organizado, preferencialmente, de forma alternada na região metropolitana e interior do Estado.

Confira a programação

Quinta-feira (21)

Das 8h às 9h45min – Credenciamento e cerimonial de abertura

9h45min – Palestra 1: Panorama da cidade de Pelotas e as ações ambientais 

10h45min – Palestra 2: Do passivo ao olhar para novas adequações na arborização urbana. Case no município de Ijuí

11h30min – Rodada de perguntas

Das 13h30min às 16h30min – Mesa-redonda: Qual a função da arborização frente ao desastre ambiental que assolou o Estado do Rio Grande do Sul em maio de 2024 e as perspectivas do futuro?

– Palestra 3: Gestão de obras de engenharia versus drenagem urbana: O planejamento de recursos hídricos nos centros urbanos

– Palestra 4: Resiliência projetual – o impacto de bons projetos, cidades-esponja, de pavimentação e a arquitetura voltadas à arborização urbana

– Palestra 5: O olhar da defesa civil quanto aos sistemas de alerta e enfrentamento em momento de crise climática

16h45min – Rodada de perguntas

Das 18h às 22h – Coquetel de confraternização e momento cultural

Sexta-feira (22)

8h – Painel: Novos olhares nas áreas verdes e de preservação permanente

– Palestra 6: Recomposição das Áreas de Preservação Permanente (APP) e o uso de espécies nativas relevantes. Case do Vale do Taquari

– Palestra 7: Benefícios dos espaços verdes frente ao enfrentamento climático

10h15min – Rodada de perguntas

11h – Apresentação das cartas de intenção para receber o 16º FGA 2025, homenagens e encerramento do evento.

Das 13h30min às 16h30min – Minicurso: Técnicas de manejos vegetais e o uso de tecnologias na gestão e planejamento

leia também

MP move ação para restauro urgente do Castelo Simões Lopes em Pelotas