Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de setembro de 2024

Trabalhadores rurais tiveram ganhos acima da inflação em todas as Convenções Coletivas de Trabalho de 2024

Na próxima quarta-feira (10) o presidente da Fetar-RS estará em Caxias do Sul para participar de uma reunião com os presidentes dos sindicatos de trabalhadores rurais da Serra


Por Renan Ferreira Publicado 08/07/2024
Ouvir: 00:00
Design-sem-nome-37
Foto: Divulgação

O Departamento de Convenções Coletivas (CCTs) da Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Rio Grande do Sul (Fetar-RS) divulgou nesta segunda-feira (08) o primeiro balanço das negociações das CCTs de 2024. Os dados mostram que em todas 68 CCTs negociadas os trabalhadores obtiveram ganhos salariais reais acima da inflação.

A média dos reajustes salariais, até junho, ficou em 6,3% representando um ganho real de 3,30% acima da inflação registrada nos últimos 12 meses, que foi de 3,70%. O município de São Luiz Gonzaga teve o maior índice de reajuste com 8%, o que garantiu um piso de R$ 1.733,79 para os trabalhadores do campo. O maior piso estabelecido no estado é de R$ 2.053,90 e será pago nos de Não-Me-Toque, Selbach e Tapera.

O desempenho positivo gera boas expectativas com relação as negociações das 51 convenções ainda em aberto. Até o final de agosto outras quatro CCTs devem ser fechadas e a expectativa é de manutenção da média de reajuste.

O presidente da Fetar-RS, João Cezar Larrosa avalia que apesar de positivos os índices obtidos não atendem completamente às expectativas da Federação.

“Não posso dizer que os índices que alcançamos nesse primeiro semestre foram satisfatórios, pois entendemos que o assalariado rural ainda é um dos trabalhadores menos valorizados dentro da cadeia produtiva do agronegócio e merecem um reconhecimento maior, mas conseguimos índices satisfatórios e conseguimos manter, também, boa parte das convenções coletivas e, em alguns locais, ampliá-las, que é o objetivo maior. No segundo semestre nossa preocupação é de garantir a manutenção dos empregos no campo e avançar nas negociações que ainda não foram fechadas”, afirma.

Reunião na Serra

Na próxima quarta-feira (10) o presidente da Fetar-RS estará em Caxias do Sul para participar de uma reunião com os presidentes dos sindicatos de trabalhadores rurais da Serra com o objetivo de discutir os termos da renovação das CCTs nos municípios da região que reúnem aproximadamente 3,5 mil trabalhadores assalariados rurais.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *