Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

20 de setembro de 2024

Canguçu e Piratini foram duas cidades que mais registraram raios durante o temporal, aponta Metsul

O temporal atingiu o Rio Grande do Sul na noite da última quinta-feira (19) e madrugada desta sexta-feira (20)


Por Kathrein Silva Publicado 20/09/2024
Ouvir: 00:00
PNG (89)
Foto: Ederson Teixeira/ São José do Norte

Canguçu e Piratini foram a quinta e sexta cidades que mais registraram quedas de raios no temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na noite da última quinta-feira (19) e madrugada desta sexta-feira (20). A primeira registrou 7.646 descargas, enquanto a segunda registrou 7.131.

As informações da Metsul Meteorologia, através de dados do sensor GLM (Global Lightning Mapper) do satélite meteorológico GOES-16, da NOAA e da NASA, apontam que o estado registrou 233,6 mil raios. As regiões do RS que mais registraram raios foram o Oeste e o Sul.

De acordo com o levantamento do instituto, o local onde mais foram registrados raios nas últimas 24 horas foi a área da Lagoa dos Patos, onde os sensores captaram 13.188 raios até o final da manhã desta sexta-feira.

Já o ranking dos municípios gaúchos que tiveram o maior número de raios em 24 horas até agora no final da manhã aponta que Dom Pedrito foi a cidade com mais quedas de raios, com um número de 13.112.

A forte instabilidade decorreu da chegada de uma frente fria ao estado que encontrou ar mais quente sobre o Sul, o que formou as nuvens muito carregadas com grande número de descargas, uma condição comum nesta época do ano.