Canguçu registra mais de 4 mil raios durante temporal
Esses fenômenos estão associados à formação de um ciclone na costa do Uruguai, que já se afasta do continente, segundo informações da MetSul Meteorologia
Nas últimas 24 horas, até as 9h desta segunda-feira (02), o Rio Grande do Sul foi palco de impressionantes 234 mil raios, consequência de intensas tempestades causadas pelo avanço de uma linha de instabilidade e a passagem de uma frente fria. Esses fenômenos estão associados à formação de um ciclone na costa do Uruguai, que já se afasta do continente, segundo informações da MetSul Meteorologia.
Um levantamento detalhado da MetSul, com base em dados do sensor GLM (Global Lightning Mapper) do satélite meteorológico GOES-16, da NOAA e NASA, revelou que a maior atividade elétrica ocorreu na noite de domingo, enquanto a linha de instabilidade se deslocava pelo estado.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Região de Canguçu se destaca no levantamento
Canguçu, localizado no sul do estado, registrou 4.305 raios nas últimas 24 horas, destacando-se como um dos municípios mais atingidos. Essa intensa atividade elétrica foi gerada por nuvens do tipo Cumulonimbus, que possuem grande desenvolvimento vertical, produzindo raios tanto entre nuvens quanto entre nuvem e solo.
Além de Canguçu, outros municípios da região, como Piratini (4.492) e São Lourenço do Sul (3.088), também aparecem no ranking dos mais atingidos. Alegrete lidera a lista, com 13.550 raios, seguido por Uruguaiana e Dom Pedrito.
Precauções em tempos de tempestades
Com o aumento da frequência de eventos extremos, especialistas reforçam a importância de medidas de segurança durante tempestades, como evitar áreas abertas, desligar aparelhos eletrônicos e buscar abrigo em locais seguros.