Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

26 de setembro de 2024

Carolina Peró Osório ex-presidente da Associação Rural de Pelotas morre nesta última quarta-feira (25)

O velório e o sepultamento ocorrerão em Pelotas, com data e local a serem confirmadas em breve


Por Larissa Rodrigues Publicado 26/09/2024
Ouvir: 00:00
Agosto (4)
Foto: Divulgação/Associação Rural de Pelotas

A agropecuarista Carolina Peró Osório, que foi presidente da Associação Rural de Pelotas, faleceu na última quarta-feira, (25) na cidade de Porto Alegre. O velório e o sepultamento ocorrerão em Pelotas, com data e local a serem confirmadas em breve.

Carolina foi a primeira mulher a liderar a presidência da entidade, durante o mandato de 2017 a 2019, sucedendo José Luiz Kessler. Ela era médica veterinária formada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e havia se especializado em Reprodução na Universidade Ludwig Maximilian, em Munique, na Alemanha. Além disso, Carolina também tinha uma especialização em Ciências Sociais e Teológicas pelo Instituto Mysticis Corporis, em Florença, na Itália.

Ela era responsável pela pecuária nas propriedades de sua família localizadas em Quaraí, Capão do Leão e Uruguaiana, onde se dedicavam à produção de arroz, soja, pecuária de corte, criação de cavalo crioulo e ovinocultura.

Com uma carreira profissional notável, Carolina atuou como veterinária responsável pela Fazenda Horizonte Verde, em Cotia, São Paulo, em 1985. Ela também foi vice-presidente e atuou como responsável pela América Latina na multinacional italiana Kemia Tau, onde integrou o conselho administrativo em Turim, Itália, entre 1994 e 2002. De 2004 a 2007, foi diretora da Unigen Biologia pelo DNA, em São Paulo, e participou da elaboração da segunda edição do Manual de Produção Leiteira da CCGL.

A ex-presidente da Associação Rural de Pelotas ocupou papéis significativos em diversas entidades do setor agropecuário, atuando como diretora do Núcleo Sudeste de Angus e no Sindicato Rural de Capão do Leão em várias gestões. Ela também presidiu a Associação Rural de Pelotas, onde exerceu a função de 1ª vice-presidente. Além disso, foi vice-presidente e conselheira técnica do Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo do Capão do Leão.

Carolina também se destacou em atividades sociais, dedicando-se à formação de lideranças em comunidades vulneráveis em Pelotas, Porto Alegre e São Paulo. Ela colaborou com o Movimento Político pela Unidade e participou de 18 congressos internacionais em Roma, focados em formação e educação social, relacional e religiosa. Além disso, coordenou a Comunidade do Movimento dos Focolares em Pelotas.

Entre suas honrarias, recebeu prêmios de Mérito do Sindicato Rural do Capão do Leão, reconhecida pelo seu destaque na Produção de Angus, e o Sentinela Gaúcho, em nome de Pelotas. Em 2022, foi homenageada com a Medalha Nunes Vieira, concedida pela Associação Rural de Pelotas (ARP) durante a Expofeira do município.