Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

05 de fevereiro de 2025

CEEE Equatorial orienta sobre revisão de instalações elétricas em casas de veraneio

Um estudo sobre os efeitos da corrosão conduzido por pesquisadores da UFRGS e da Ulbra (clique aqui) apontou que os índices de corrosividade estão entre “altos” e “muito altos” em cidades como Pinhal e Osório, no Litoral Norte gaúcho


Por Redação Clic Camaquã Publicado 12/01/2025
Ouvir: 00:00
Clic – 2025-01-12T122234.631
Foto: CEEE Equatorial

A CEEE Equatorial divulgou dicas para revisão de instalações elétricas em casas de veraneio, já que estas ficam fechadas a maior parte do ano. As dicas foram dadas pelo executivo de Segurança do Trabalho da CEEE Equatorial, Pedro Henrique Guimarães.

Conforme a concessionária, a primeira coisa é contar com assistência de um profissional técnico para revisar o quadro de energia e conferir se existe um disjuntor diferencial residual (DR) instalado e funcionando. Ele garante o desarme em casos de sobrecarga. Deve ser conferida também a condição da fiação de chuveiros elétricos, tomadas e outras instalações antes de ligar qualquer equipamento na tomada.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Guimarães destaca que em regiões litorâneas, a revisão deve ser feita com mais frequância por causa da ação da maresia e da salinidade nas instalações internas das residências. Segundo ele, equipamentos como televisores, liquidificadores, máquinas de lavar, condicionadores de ar, ventiladores e outros semelhantes precisam de atenção nas regiões próximas ao mar em razão da pouca frequência e tempo de uso.

Outro ponto importante a ser observado com equipamentos antigos é o impacto no consumo de energia. “Uma geladeira velha, por exemplo é vilã da conta de luz. O gasto com um equipamento antigo pode significar em média até 40% na conta de luz”, explica o analista do programa de Eficiência Energética da CEEE Equatorial Jonatan Silva.

Ação da maresia

O desgaste provocado pela maresia é grande no Rio Grande do Sul. Um estudo sobre os efeitos da corrosão conduzido por pesquisadores da UFRGS e da Ulbra (clique aqui) apontou que os índices de corrosividade estão entre “altos” e “muito altos” em cidades como Pinhal e Osório, no Litoral Norte gaúcho.

E o resultado disso é a corrosão nas instalações elétricas internas, externas e também nos componentes dos eletrodomésticos. Para evitar problemas na rede elétrica, a CEEE Equatorial realiza a chamada “lavagem técnica de rede” como parte do trabalho de manutenção preventiva. Mas é importante fazer a manutenção dentro de casa.

“Instalações elétricas modernas e eficientes reduzem as perdas de energia e reforçam a confiabilidade das instalações, aumentando a segurança, prevenindo acidentes domésticos causados por sobrecargas e curtos-circuitos”, explica Guimarães.

Dicas para verificar instalação elétrica:

  • Inspecionar se há oxidação (corrosão) na caixa de entrada, onde é instalado o medidor;
  • Verificar os terminais do quadro de distribuição, e se está adequado à demanda de energia;
  • Verificar situação de cabos, tomadas e interruptores;
  • Garantir que existe um Disjuntor Diferencial Residual (DR) instalado e funcionando. Esse equipamento desarma a energia em caso de sobrecarga;
  • Evitar o uso excessivo do “T” ou “benjamim” pelo risco de sobrecarga de tomadas, que podem causar curtos-circuitos e incêndios;
  • Não abrir geladeiras e freezers quando estiver descalço ou molhado.
  • Em áreas molhadas é necessária a instalação de um condutor de aterramento.

É importante ter a assistência de um eletricista profissional.