Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

24 de setembro de 2024

Centro de Inovação e Formação é oficializado em Pelotas

Prefeita assinou decreto que cria o espaço para qualificar as práticas pedagógicas de alfabetização


Por Renan Ferreira Publicado 19/07/2024
Ouvir: 00:00
Design-sem-nome-89
Foto: Michel Corvello

A prefeita Paula Mascarenhas assinou, nesta sexta-feira (19), o decreto 6.894/2024, que consolida a criação do Centro de Inovação e Formação Continuada em Alfabetização (CIFCA). O Centro é uma iniciativa para ampliar a qualificação do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos processos de alfabetização.

Conforme a chefe do Executivo, é um momento muito especial. O CIFCA está sendo criado por sugestão da secretária de Educação Adriane Esperança e de toda a sua equipe.

“As políticas públicas nacionais já apontam para isso e nós aqui no município sempre valorizamos esse aspecto, esse início da formação dos alunos. A gente sabe o quanto uma boa alfabetização tem repercussão para toda a vida pedagógica de um aluno, o quanto isso é determinante para um futuro mais promissor, profissionalmente, de uma pessoa”, apontou Paula.

Para a secretária de educação, Adriane Esperança, o Centro é um grande avanço para a educação de Pelotas, que aderiu em 2023 ao compromisso nacional da criança alfabetizada e desde então tem implementado diversas ações relacionadas ao programa, dentre elas, a criação do CIFCA.

“A pandemia evidenciou os enormes desafios relacionados à alfabetização e as ações do Centro vão ganhar maior intensidade neste segundo semestre com a formação, monitoramento, controle de metas para a melhoria dos resultados e indicadores da alfabetização em Pelotas”, projetou Adriane.

O município tem se empenhado em programas de alfabetização do governo federal para melhorar as práticas pedagógicas dos docentes. Contudo, há uma defasagem na alfabetização dos estudantes do Ensino Fundamental, com baixo índice de leitores fluentes até o quinto ano. Diante desse contexto e baseando-se nos dados do Ideb e PARC, a Smed criou o CIFCA.

O que é o CIFCA
Elaborado por educadores da rede municipal, o Centro de Inovação e Formação Continuada em Alfabetização (CIFCA) servirá como rede de apoio. Com práticas pedagógicas qualificadas entre os professores do município, a iniciativa está integrada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Este centro visa apoiar e formar continuamente os docentes para melhorar as práticas pedagógicas, alinhando-se ao Plano Nacional de Alfabetização e à Base Nacional Comum Curricular. O objetivo é reduzir o analfabetismo, melhorar os índices de alfabetização e elevar o Ideb das escolas municipais de Pelotas.

Com o Centro, os docentes receberão aperfeiçoamento das práticas pedagógicas para consolidar a preparação dos alunos do Ensino Fundamental e do EJA. A proposta busca estabelecer a recuperação das aprendizagens, por meio de projetos, uso das tecnologias e formação continuada, com abordagens participativas e colaborativas.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *