Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de setembro de 2024

Cerimônia de certificação dos facilitadores do Projeto Justiça Restaurativa

Como política de segurança pública, projeto visa capacitar servidores na implementação de técnicas referentes à prevenção de conflitos


Por Larissa Rodrigues Publicado 03/09/2024
Ouvir: 00:00
FOTO 180×720 (6)
Foto: Michel Corvello

A prefeita Paula Mascarenhas participou, nesta segunda-feira (2), da cerimônia de certificação dos facilitadores do projeto Justiça Restaurativa, realizada na sede da Secretaria de Educação e Desporto (Smed). O projeto visa capacitar servidores para atuarem na prevenção de conflitos, fortalecendo as políticas de segurança pública. Ao todo, 73 facilitadores concluíram o curso, prontos para implementar estratégias que contribuam para a redução da violência.

Durante o evento, Paula ressaltou a relevância da iniciativa e expressou sua gratidão ao juiz de Direito Marcelo Malízia Cabral, idealizador do projeto em Pelotas. “Nossa intenção era reduzir a violência nas escolas por meio do diálogo, buscando soluções que evitassem o confronto e promovessem a aproximação entre as pessoas. Naquele momento, poucos acreditavam que essa ideia geraria tantos resultados em tão pouco tempo. Nunca imaginei que estaríamos lançando um projeto inovador de segurança pública que se tornaria referência não apenas no Brasil, mas também internacionalmente, com a Justiça Restaurativa como um de seus pilares fundamentais,” destacou a prefeita.

O evento também foi uma oportunidade para a troca de experiências e relatos de estudantes que participaram dos círculos de paz nas escolas, um método que promove a reflexão e a tomada de decisões conscientes.

Aline Crochemore, coordenadora executiva do Pacto Pelotas Pela Paz, e o secretário de Educação e Desporto, Marcelo Aldado, também marcaram presença na formatura.

INFORMAÇÕES ENVIADAS PELA ASCOM