Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

28 de setembro de 2024

Defesa Civil emite alerta sobre situação do rio Santa Maria, em Dom Pedrito

Estima-se que entre 40 e 50 pessoas estejam desalojadas, muitas delas por precaução caso a cheia do rio agrave-se nos próximos dias


Por João Victor Fagundes Publicado 27/09/2024
Ouvir: 00:00
defcivildompa
Foto: Divulgação

A cheia do Rio Santa Maria, em Dom Pedrito, está gerando apreensão devido às intensas chuvas dos últimos dias. Na quarta-feira, o prefeito Mário Augusto e o chefe da Defesa Civil, Clodoaldo Santos, emitiram um alerta sobre a possibilidade de agravamento da enchente, aconselhando os moradores das áreas de risco a entrarem em contato com a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros. Essa ação visa prevenir situações de perigo, já que o nível da água pode aumentar ainda mais.

Na tarde da última quinta-feira (26), Santos informou que, às 13h30, o rio estava 6,3 metros acima do nível normal, o que representa um aumento de 45 centímetros em relação ao dia anterior. “Estamos com 12 famílias acomodadas no Parque Juventino Corrêa de Moura, totalizando 46 pessoas, além de uma família abrigada em um apartamento disponibilizado pela Unipampa”, relatou Santos em entrevista ao Jornal Minuano. Estima-se que entre 40 e 50 pessoas estejam desalojadas, muitas delas por precaução.

As ruas próximas ao rio permanecem alagadas, e o acesso à área ribeirinha está bloqueado em vários trechos. Embora a chuva tenha sido leve nesta quinta-feira na região da Campanha, a situação continua sendo motivo de preocupação.

A Defesa Civil continua a monitorar o nível do rio e a oferecer apoio às famílias afetadas, enquanto as equipes de assistência permanecem em alerta para eventuais novos desalojamentos.