DNIT autoriza construção de nova ponte sobre o Rio Jaguarão
A previsão é que a Obra de Arte Especial (OAE) seja concluída dois anos após o início da construção, com um investimento estimado em R$ 211 milhões
Na última quarta-feira (4), uma equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou uma visita técnica ao local onde será erguida a segunda ponte sobre o Rio Jaguarão, na BR-116, na fronteira entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Durante a visita, o consórcio encarregado da construção recebeu a autorização para iniciar a fase de desenvolvimento dos projetos e os procedimentos relacionados ao impacto ambiental da obra.
A previsão é que a Obra de Arte Especial (OAE) seja concluída dois anos após o início da construção, com um investimento estimado em R$ 211 milhões. Este projeto foi contratado por meio do Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), que inclui a elaboração do projeto básico e a execução das obras e serviços necessários.
A construção da nova ponte atende a uma demanda histórica dos gaúchos. Desde 1930, a Ponte Barão de Mauá, que liga Jaguarão a Rio Branco no Uruguai, não consegue mais suportar o volume de tráfego na região.
É importante observar que a Ponte Barão de Mauá, por ser tombada como patrimônio histórico, não pode ser modificada, o que impede, por exemplo, seu alargamento ou o reforço das vigas de sustentação. Com a nova ponte, o DNIT pretende aumentar a capacidade de tráfego entre os dois países, melhorar o fluxo de pessoas e mercadorias, além de promover o turismo e fortalecer as relações bilaterais.
A conclusão da nova ponte também trará benefícios adicionais, como a redução dos custos com frete, a melhoria na logística de escoamento de bens de consumo, a diminuição do tempo de viagem na rodovia, e o aumento da segurança e integração regional e internacional.