Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de setembro de 2024

Dom Jorge Pierozan toma posse da Diocese do Rio Grande em missa neste sábado (24)

Dom Jorge Pierozan assumirá a administração de uma área que abrange 18 paróquias nas cidades de Rio Grande, São José do Norte, Tavares, Mostardas, Santa Vitória do Palmar e Chuí


Por João Victor Fagundes Publicado 23/08/2024
Ouvir: 00:00
diocese
Foto: Arquivo Pessoal

No próximo sábado (24), às 15h, na Paróquia Sagrada Família Centro, ocorrerá a posse canônica do quarto bispo da Diocese do Rio Grande, Dom Jorge Pierozan. Ele sucederá Dom Ricardo Hoepers, que deixou o cargo em maio do ano passado após ser eleito secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Jorge Pierozan assumirá a administração de uma área que abrange 18 paróquias nas cidades de Rio Grande, São José do Norte, Tavares, Mostardas, Santa Vitória do Palmar e Chuí. No dia 10 deste mês, Dom Jorge encerrou sua missão junto à Arquidiocese de São Paulo com uma missa.

A nomeação de Dom Jorge pelo Papa Francisco foi anunciada em 22 de junho, e desde então, ele tem se dedicado ao processo de transferência. A cerimônia de posse contará com a presença de bispos de diversas regiões, incluindo Dom Odilo Scherer, da Arquidiocese de São Paulo, e Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB.

Durante o período em que a Diocese esteve sem um bispo, as atividades foram coordenadas por padre Gil Raul Júnior, pároco da Catedral de São Pedro, que foi eleito administrador diocesano pelo Colégio de Consultores. Ele ficou responsável pela administração nos âmbitos econômico, financeiro, pastoral e litúrgico. Sob sua liderança, foram ordenados cinco diáconos permanentes e um transitório, que será ordenado padre no futuro. Padre Gil destacou que sua atuação contou com o apoio do Colégio de Consultores em momentos decisivos.