Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de setembro de 2024

Dom Pedrito conclui júri com condenação de 15 réus por incêndio em presídio

Júri em Dom Pedrito concluído com condenação de 15 acusados por incêndio no presídio condenações incluem homicídio qualificado e tentativas de homicídio após incêndio que resultou em uma morte e várias vítimas


Por Anelise Freitas Publicado 02/09/2024
Ouvir: 00:00
Imagem do WhatsApp de 2024-09-02 à(s) 16.14.38_82f172f5
Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (2), em Dom Pedrito aconteceu um dos maiores júris do país, iniciado em 27 de agosto. O julgamento, contou com 24 réus, cerca de 100 depoimentos e 12 horas de debates para cada parte, resultou na condenação de 15 acusados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) por um atentado incendiário no Presídio Estadual de Dom Pedrito, em março de 2018. Nove réus foram absolvidos.

O incêndio, teve como alvo detentos rivais, provocou a morte de Isaac Martins Gonçalves e deixou 42 pessoas feridas. Os condenados foram responsabilizados por homicídio qualificado e tentativas de homicídio, com as penas a serem divulgadas em até 48 horas. O júri, presidido pelo juiz Eduardo Pereira Lima Zanini, foi descrito como histórico pelo promotor Marcelo Tubino, coordenador do Centro de Apoio ao Júri (CaoJúri) do MPRS, devido ao seu tamanho e duração. A acusação foi conduzida pelos promotores Vitor Hugo Catena Chiuzuli, Pedro Santos Fernandes e Eugênio Paes Amorim.