Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

29 de setembro de 2024

Dono de pedreira explica detonação que pode ter causado tremor em Pelotas

Arthur Silveira, um dos diretores da pedreira Silveira, afirmou que o processo de detonação é semanal e respeita os protocolos de segurança


Por Kathrein Silva Publicado 28/06/2024
Ouvir: 00:00
PNG (72)
Foto: reprodução

Moradores de diversos bairros de Pelotas relataram ter ouvido um estrondo junto de um pequeno tremor de terra na tarde da última quinta-feira (27), por volta das 17h30. Após o tremor, surgiram especulações de possíveis abalos sísmicos, explosões de asteroides na atmosfera e até mesmo atividades das aeronaves.

A reportagem do Clic Camaquã entrou em contato com a assessoria da prefeitura de Pelotas, que relatou que o tremor seria devido à explosão de uma dinamite na pedreira particular J.A Silveira, localizada no Monte Bonito, nono distrito da cidade, há cerca de 30 km da zona urbana.

Quando contatado pela reportagem do Clic Camaquã, um dos diretores da pedreira, Arthur Silveira, afirmou que a empresa atua há 50 anos na extração de brita e toda semana é realizada uma detonação por outra empresa terceirizada especializada no procedimento, com engenheiros capacitados na área, assim, respeitando todos os protocolos de segurança.

Silveira ainda informa que, na última quinta-feira (27), a possibilidade é de que a detonação possa ter atingido uma “veia” de pedra abaixo do solo e ocasionado o tremor.