Dragagem do São Gonçalo deve ocorrer após conclusão no canal Itapuã
O prazo estimado para a execução completa da dragagem no Itapuã é de 90 dias, podendo sofrer alterações de acordo com a produtividade do equipamento e as condições dos sedimentos encontrados
A operação emergencial de dragagem do canal de Itapuã, em Viamão, teve início nesta terça-feira (26), após a confirmação de condições climáticas favoráveis. O serviço, executado pela empresa Ster Engenharia, foi autorizado previamente neste mês com todas as licenças ambientais regularizadas. Desde a última quinta-feira (21), o equipamento de dragagem já estava preparado em Porto Alegre, aguardando apenas a melhora do tempo para começar.
Detalhes da obra
O projeto abrange uma área de 260 mil metros quadrados, com 2.350 metros de extensão e 110 metros de largura. O objetivo é remover até 185 mil metros cúbicos de sedimentos, alcançando uma profundidade de seis metros, o que permitirá um calado operacional de 5,18 metros. A estimativa para a conclusão é de 90 dias, sujeito a alterações conforme o desempenho do equipamento e as características dos sedimentos.
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Impacto na recuperação do Estado
O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, destacou a relevância da obra para a reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes recentes. “Essa iniciativa é essencial no caminho de retomada. Com investimentos sólidos e muito trabalho, estamos garantindo a recuperação estrutural do Estado”, afirmou Costella.
O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, explicou que os recursos próprios estão financiando as intervenções enquanto se aguarda a liberação do Fundo de Reconstrução do Estado do Rio Grande do Sul (Funrigs). O fundo aprovou recentemente um aporte de R$ 731 milhões para projetos estratégicos na região.
Primeiros resultados esperados em 20 dias
De acordo com Lucas Cardoso, diretor de infraestrutura da Portos RS, a previsão é que, em 20 dias, metade do canal esteja navegável com um calado de 5,18 metros, permitindo a retomada da navegação comercial no Estado.
Após a conclusão dessa etapa, novos contratos já em andamento contemplarão os canais de Pedras Brancas, Leitão, Furadinho e São Gonçalo, cujos estudos hidrográficos e dados de sedimentos já estão disponíveis. Outros canais sob a administração da Portos RS aguardarão a finalização do levantamento batimétrico para o início das intervenções planejadas.