Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

04 de dezembro de 2024

Dragagem do São Gonçalo deve ocorrer após conclusão no canal Itapuã

O prazo estimado para a execução completa da dragagem no Itapuã é de 90 dias, podendo sofrer alterações de acordo com a produtividade do equipamento e as condições dos sedimentos encontrados


Por Pablo Bierhals Publicado 27/11/2024
Ouvir: 00:00
1280 x 720 – 2024-11-27T092210.082
Foto: Ascom Portos RS. Dragagem emergencial no Itapuã.

A operação emergencial de dragagem do canal de Itapuã, em Viamão, teve início nesta terça-feira (26), após a confirmação de condições climáticas favoráveis. O serviço, executado pela empresa Ster Engenharia, foi autorizado previamente neste mês com todas as licenças ambientais regularizadas. Desde a última quinta-feira (21), o equipamento de dragagem já estava preparado em Porto Alegre, aguardando apenas a melhora do tempo para começar.

Detalhes da obra

O projeto abrange uma área de 260 mil metros quadrados, com 2.350 metros de extensão e 110 metros de largura. O objetivo é remover até 185 mil metros cúbicos de sedimentos, alcançando uma profundidade de seis metros, o que permitirá um calado operacional de 5,18 metros. A estimativa para a conclusão é de 90 dias, sujeito a alterações conforme o desempenho do equipamento e as características dos sedimentos.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Impacto na recuperação do Estado

O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, destacou a relevância da obra para a reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes recentes. “Essa iniciativa é essencial no caminho de retomada. Com investimentos sólidos e muito trabalho, estamos garantindo a recuperação estrutural do Estado”, afirmou Costella.

O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, explicou que os recursos próprios estão financiando as intervenções enquanto se aguarda a liberação do Fundo de Reconstrução do Estado do Rio Grande do Sul (Funrigs). O fundo aprovou recentemente um aporte de R$ 731 milhões para projetos estratégicos na região.

“Essa estratégia permite que obras prioritárias sigam em execução sem atrasos, enquanto o processo de liberação oficial dos recursos do Funrigs é concluído”, destacou Klinger.

Primeiros resultados esperados em 20 dias

De acordo com Lucas Cardoso, diretor de infraestrutura da Portos RS, a previsão é que, em 20 dias, metade do canal esteja navegável com um calado de 5,18 metros, permitindo a retomada da navegação comercial no Estado.

Após a conclusão dessa etapa, novos contratos já em andamento contemplarão os canais de Pedras Brancas, Leitão, Furadinho e São Gonçalo, cujos estudos hidrográficos e dados de sedimentos já estão disponíveis. Outros canais sob a administração da Portos RS aguardarão a finalização do levantamento batimétrico para o início das intervenções planejadas.