Luz mais barata em dezembro? ANEEL anuncia bandeira verde
A decisão beneficia todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional, que abrange grande parte do território nacional
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta sexta-feira (29) que a bandeira tarifária para dezembro será verde (mais barata). Após a aplicação da bandeira amarela em novembro, a melhora significativa nas condições de geração de energia no Brasil possibilitou a mudança, eliminando o adicional de R$ 1,885 para cada 100 kWh de luz consumidos.
A decisão beneficia todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional, que abrange grande parte do território nacional.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Condições Favoráveis para Energia Hidrelétrica
A transição para a bandeira verde foi impulsionada pelo aumento das chuvas nas últimas semanas, favorecendo a geração de energia hidrelétrica, que tem um custo menor em comparação com as termelétricas. Essas últimas costumam ser acionadas em períodos de baixa nos níveis dos reservatórios.
O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, destacou a relevância do sistema de bandeiras tarifárias:
“O sistema de bandeiras se consolidou no Brasil como uma forma democrática de o setor elétrico dialogar com a sociedade sobre o consumo eficiente e o custo da energia.”
Histórico Recente das Bandeiras Tarifárias
Desde abril de 2022 até julho de 2024, a bandeira verde esteve em vigor, sendo substituída por diferentes patamares nos meses seguintes: bandeira amarela em julho, vermelha (patamar 1) em setembro, vermelha (patamar 2) em outubro e novamente amarela em novembro.
O Que é o Sistema de Bandeiras Tarifárias?
Implementado pela ANEEL em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias permite que os consumidores acompanhem, de forma transparente, as condições de geração de energia no país e seus custos. Ele reflete variáveis como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e a necessidade de ativar usinas termelétricas, que possuem custos mais elevados.
Consumo Consciente é Fundamental
Mesmo com a bandeira verde em vigor, é essencial manter hábitos de consumo consciente para evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do setor elétrico. Além de ajudar a reduzir custos operacionais, o uso eficiente de energia elétrica diminui a necessidade de acionamento de usinas mais caras, como as termelétricas.