Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

04 de dezembro de 2024

Luz mais barata em dezembro? ANEEL anuncia bandeira verde

A decisão beneficia todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional, que abrange grande parte do território nacional


Por Pablo Bierhals Publicado 01/12/2024
Ouvir: 00:00
1280 x 720 – 2024-11-30T144137.601
Foto: Divulgação/ANEEL/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta sexta-feira (29) que a bandeira tarifária para dezembro será verde (mais barata). Após a aplicação da bandeira amarela em novembro, a melhora significativa nas condições de geração de energia no Brasil possibilitou a mudança, eliminando o adicional de R$ 1,885 para cada 100 kWh de luz consumidos.

A decisão beneficia todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional, que abrange grande parte do território nacional.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Condições Favoráveis para Energia Hidrelétrica

A transição para a bandeira verde foi impulsionada pelo aumento das chuvas nas últimas semanas, favorecendo a geração de energia hidrelétrica, que tem um custo menor em comparação com as termelétricas. Essas últimas costumam ser acionadas em períodos de baixa nos níveis dos reservatórios.

O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, destacou a relevância do sistema de bandeiras tarifárias:

“O sistema de bandeiras se consolidou no Brasil como uma forma democrática de o setor elétrico dialogar com a sociedade sobre o consumo eficiente e o custo da energia.”

Histórico Recente das Bandeiras Tarifárias

Desde abril de 2022 até julho de 2024, a bandeira verde esteve em vigor, sendo substituída por diferentes patamares nos meses seguintes: bandeira amarela em julho, vermelha (patamar 1) em setembro, vermelha (patamar 2) em outubro e novamente amarela em novembro.

O Que é o Sistema de Bandeiras Tarifárias?

Implementado pela ANEEL em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias permite que os consumidores acompanhem, de forma transparente, as condições de geração de energia no país e seus custos. Ele reflete variáveis como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e a necessidade de ativar usinas termelétricas, que possuem custos mais elevados.

Consumo Consciente é Fundamental

Mesmo com a bandeira verde em vigor, é essencial manter hábitos de consumo consciente para evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do setor elétrico. Além de ajudar a reduzir custos operacionais, o uso eficiente de energia elétrica diminui a necessidade de acionamento de usinas mais caras, como as termelétricas.