Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

22 de janeiro de 2025

13º Festival Internacional Sesc de Música inicia nesta segunda-feira (20/01) em Pelotas

Abertura do evento contará com cortejo no Mercado Central e concerto de Sopros no Theatro Guarany


Por Redação Clic Pelotas Publicado 17/01/2025
Ouvir: 00:00
22.01 – Foto La Ventolera – divulgação
Foto: Divulgação / Sesc

Começa nesta segunda-feira, 20 de janeiro, a 13ª edição do Festival Internacional Sesc de Música. Realizado em Pelotas e reconhecido como um dos principais eventos de música de concerto da América Latina, reúne dezenas de apresentações artísticas que ocorrem em diferentes espaços pelotenses, com acesso gratuito ao público. O tradicional cortejo pela área central partirá do Largo do Mercado Público, às 18h, em um encontro de alunos e professores participantes do Festival em uma grande festa de celebração à cultura.  

A cerimônia oficial de abertura acontece no  Theatro Guarany, às 20h30, com o concerto da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo. Com regência de Linus Lerner, o grupo apresentará obras de Otto Schwarz, maestro Duda, Symphonic Overture de James Barnes e Rhapsody in Blue, de George Gershwin. O repertório diversificado une influências europeias, brasileiras e norte-americanas, proporcionando uma experiência sonora rica e envolvente. A apresentação celebra a versatilidade da música de sopros, unindo tradição e modernidade em um espetáculo para encantar o público do festival. Haverá transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc/RS e tradução em Libras.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Na terça-feira, dia 21, o Grupo de Cordas do Festival fará duas apresentações especiais nos Hospitais Santa Casa e Beneficência Portuguesa nos turnos da manhã e da tarde; às 20h, a Paróquia Santa Terezinha receberá a Orquestra de Câmara Sesc Roraima, e às 20h30 o Theatro Guarany será tomado pelo som singular do Grupo Experimental de Música – Reciclagem Instalação Sonora, que promove a integração entre arte e preservação ambiental utilizando diversos tipos de materiais reciclados do cotidiano urbano na construção de seus instrumentos. O grupo também realizará uma apresentação especial na quarta, no Café Aquários, espaço tradicional no centro da cidade.

Os estudantes tomam a frente da programação de quarta-feira, dia 22, com o primeiro Recital de Alunos no Conservatório de Música da UFPel, às 13h; outro destaque é o Recital de Canto lírico, Piano, Metais e Madeiras apresentado por professores brasileiros e da Bielorússia, Japão, Itália e Rússia, que acontecerá às 19h na Bibliotheca Pelotense. À noite, o Theatro Guarany receberá a orquestra Uruguaia La Ventolera, que mescla a música instrumental com o tambor de candombe. Espaços como a Catedral do Redentor e o bairro Parque UNA também receberão apresentações. 

O acesso é gratuito para todos os espetáculos, mas, para as apresentações marcadas para o Theatro Guarany, Teatro Sicredi e Charqueada São João, é necessária a reserva antecipada de lugares, o que pode ser feito virtualmente, pelo site do Festival, em www.sesc-rs.com.br/festival. Para o Guarany e o Sicredi, também é possível retirar presencialmente na bilheteria do Theatro Guarany (Rua Lôbo da Costa, 849), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Há limite de um par por pessoa, conforme o cronograma: até 17/01 retirada de ingressos para espetáculos dos dias 20, 21, 22, 23/01; e de 21 a 24/01, retirada de ingressos para espetáculos dos dias 26, 27, 28, 29 e 30/01. Especialmente para as atrações no Guarany, quem não conseguir buscar com antecedência, pode tentar diariamente antes de cada concerto, às 18h, na entrada, onde haverá um número limitado de ingressos à disposição.

O Festival Internacional Sesc de Música é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e promove cursos de especialização musical conduzidos por um quadro de 50 professores – músicos renomados de diferentes partes do mundo – que compartilham seus conhecimentos com um grupo de mais de 350 jovens alunos vindos de 19 estados do Brasil e do Distrito Federal, além de países como Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Porto Rico e Uruguai.

Por Asessoria de Imprensa