Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

24 de novembro de 2024

7ª edição do Festival Estudantil Quilombola em Canguçu celebra tradições culturais e históricas

A programação ocorrerá em dois locais: a Escola Técnica Estadual Canguçu (ETEC) e o Ginásio Municipal


Por Redação Clic Pelotas Publicado 14/11/2024
Ouvir: 00:00
IMG_6373-750×430
Foto: Divulgação / Prefeitura de Canguçu

Nos dias 22 e 23 de novembro, Canguçu recebe a 7ª edição do Festival Estudantil Quilombola (Festquilombola), evento que tem como objetivo celebrar e reforçar as tradições culturais quilombolas entre os jovens estudantes e a comunidade local. A programação ocorrerá em dois locais: a Escola Técnica Estadual Canguçu (ETEC) e o Ginásio Municipal, com uma série de atividades culturais e artísticas.

📱Receba as notícias do Clic pelotas no seu Whatsapp

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

O evento começa no dia 22, na ETEC, com apresentações de poesias e cantigas de roda, espaços dedicados à valorização das manifestações culturais orais e populares, que são fundamentais para o fortalecimento da identidade quilombola. Este momento inicial será uma oportunidade para estudantes e comunidade expressarem, por meio da arte, a rica história das comunidades quilombolas.

Já no dia 23, as atividades se deslocam para o Ginásio Municipal, onde acontece o tradicional desfile dos casais Abayomi e Dayo, figuras emblemáticas que simbolizam a luta pela liberdade e a ancestralidade quilombola. A programação do ginásio ainda contará com apresentações de música e dança, além de outras atividades que prometem reunir diversas formas de expressão cultural, mostrando a diversidade e a força da identidade quilombola.

O Festival Estudantil Quilombola é uma importante iniciativa para a preservação e promoção da cultura quilombola, buscando envolver jovens e adultos em um processo de valorização de suas raízes e tradições.

Leia também

Evento UCPel Cultural oferece serviços e atrações musicais ao público