Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

20 de novembro de 2024

Atividade “A representação dos negros na Fenadoce” acontece neste sábado (23)

A atividade que acontece neste sábado (23) é parte do 2º Ciclo de Atividades de Educação Antirracista promovido pela UFPel


Por Felipe Boettge Publicado 20/11/2024
Ouvir: 00:00
museud oce
Foto: Divulgação

A equipe do Museu do Doce – inspirada pela escultura da “vendedora de doces” de Madu Lopes e pelas memórias de Claudete Lessa, uma das mais velhas do Kilombo realizará a atividade denominada “A representação dos negros na Fenadoce” sábado, 23 de novembro, às 10h30, no espaço expositivo conhecido como sala de música.

A programação tem início com o lançamento do primeiro cordel “SEU DOCE PREDILETO: com açúcar e com afeto”. Ação educativa desenvolvida como parte do projeto de extensão Produção, reprodução cultural, valorização, difusão e fomento da Tradição Doceira de Pelotas e Antiga Pelotas, que tem como objetivo fortalecer a identidade e o patrimônio doceiro de Pelotas e região.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Em seguida uma roda de conversa com Francine Dias (rainha da 14a Fenadoce, 2006) e Taila Xavier (Baronesa da 28a Fenadoce, 2022), as primeiras mulheres negras da corte da Fenadoce. Junta-se a elas, Ana Langone, intérprete da personagem “mulher negra doceira e contadora de história”, inspirada na mestra Griô Sirlei Amaro, no Espaço Arte do Doce na Fenadoce criado pelo artista Madu Lopes.

Nos meses de novembro e dezembro, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PREC) da Universidade Federal de Pelotas promove o 2º Ciclo de Atividades de Educação Antirracista, realizando atividades como “A representação dos negros na Fenadoce”, a universidade se mostra fortemente comprometida no combate ao racismo, apresentando uma variada programação, engajada com a discussão racial e a redução das desigualdades.

WhatsApp Image 2024-11-19 at 15.20.39

Leia também:

Museu do Doce inaugura exposição “Varal de Memórias” em parceria com a UFPel e o Colégio Municipal Pelotense