Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de setembro de 2024

Alunos do EJA recebem certificados de cursos profissionalizantes em Pelotas

A próxima edição dos cursos profissionalizantes para estudantes da EJA já está confirmada, com início das aulas previsto para as próximas semanas


Por Larissa Rodrigues Publicado 22/08/2024
Ouvir: 00:00
FOTO 180×720 (4)
Foto: Michel Corvello

Na noite de quarta-feira (21), no auditório do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), a prefeita Paula Mascarenhas esteve presente na cerimônia de entrega de certificados para mais de cem estudantes da rede municipal. Eles concluíram, no primeiro semestre deste ano, cinco cursos profissionalizantes oferecidos pelo Município, em parceria com o IFSul e a Fundação Ennio de Jesus Pinheiro Amaral, voltados para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A prefeita Paula Mascarenhas, ao lado do pró-reitor de Ensino do IFSul, professor Rodrigo Nascimento, entregou os certificados aos formandos dos cursos de Atendimento em Vendas, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Informática Básica, Auxiliar de Eletricista Básico e Operador de Computador. Antes da entrega, a prefeita discursou, relembrando sua própria trajetória como professora no IFSul e destacando a importância da cerimônia. Em sua fala, Paula enfatizou a resiliência e a determinação dos formandos, que fizeram daquela noite um marco de superação e conquistas.

“A gente está, neste momento, formando pessoas que em algum momento de suas vidas, por alguma razão, tiveram que interromper o ciclo normal da educação para retomar depois. Nós sabemos muito bem que um recomeço é sempre mais difícil e desafiador, essas pessoas merecem todo o nosso reconhecimento”, disse a prefeita, que continuou: “Para recomeçar, as exigências são muito maiores. Muitas vezes, a pessoa já está em outro estágio da vida, sustentando suas famílias, e precisa fazer um esforço redobrado para voltar a estudar. Isso significa vontade de melhorar, de crescer, de se transformar e transformar junto consigo a vida das suas famílias. Isso é um gesto de amor, de amor-próprio, autoconfiança e esperança por um futuro melhor. E, para construir uma cidade melhor, precisamos de pessoas que acreditem em si mesmas, que valorizam o conhecimento e tenham coragem de recomeçar. Em nome de Pelotas, agradeço a cada um e a cada uma de vocês”, afirmou.

Desde o início da parceria Prefeitura-IFSul para consolidar a EJA nas escolas do município, mais de 1,2 mil estudantes já tiveram oportunidade de se qualificar profissionalmente. Os cursos são oferecidos aos estudantes da EJA de 20 instituições de ensino. Na noite desta quarta, Verônica Lessa de Oliveira, 24 anos, reforçou essa estatística. Estudante da 7ª série na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Meneghetti, no bairro Getúlio Vargas, zona norte de Pelotas, ela concluiu o curso em Atendimento em Vendas para futuramente realizar o sonho de trabalhar como caixa de supermercado. “Espero que essa porta se abra”, disse ela, com o certificado em mãos. Certificado que, para ela, foi recebido a quase quatro mãos. Espera, até o dia 30 deste mês, a chegada de Jordan, seu primeiro filho. “Fizemos esse curso juntos. Essa conquista também é dele”, afirmou, com orgulho.

A próxima edição dos cursos profissionalizantes para estudantes da EJA já está confirmada, com início das aulas previsto para as próximas semanas. Neste segundo semestre, será adicionado um novo curso à lista: o de Barbeiro.

A cerimônia também teve a participação do secretário municipal de Educação e Desporto, Marcelo Aldado, e da vice-reitora do IFSul, Veridiana Bosenbecker.

INFORMAÇÕES ENVIADAS PELA ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA MUNICIPAL: ASCOM

WhatsApp-Image-2024-08-22-at-12.23.36
Foto: Michel Corvello