Autora de “A vegetariana” ganha prêmio Nobel de Literatura 2024
A escritora Han Kang é a primeira autora sul-coreana a ser laureada com a premiação
A escritora Han Kang, autora de “A vegetariana”, ganha o prêmio Nobel de Literatura de 2024. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (5) pela Academia Sueca, em Estocolmo. Kang é a primeira autora sul-coreana a ser laureada com a premiação.
Segundo a academia, o prêmio foi concedido “por sua intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana”. Seu livro mais famoso é a “A vegetariana”, lançado no Brasil em 2018.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Han Kang
Han Kang nasceu em 1970, em Gwangju na Coreia do Sul. Seu pai é o renomado romancista Han Seung-won. Junto à sua escrita, ela também se dedicou à arte e à música, o que se reflete em toda a sua produção literária.
A autora começou sua carreira em 1993, com uma série de poemas na revista “Literatura e Sociedade”. Em 1995, ela estreou na prosa, com a coleção de contos “Amor de Yeosu”. Seu maior destaque internacional veio com o livro “A vegetariana”, de 2007.
Há três livros dela traduzidos para o português: “A vegetariana”, “Atos humanos” e “O livro branco”, todos lançados pela editora Todavia.
A Vegetariana
A vegetariana conta a história de uma mulher comum que, pela simples decisão de não comer mais carne, transforma uma vida aparentemente sem maiores atrativos em um pesadelo perturbador e transgressivo.
Narrado a três vozes, o romance apresenta o distanciamento progressivo da condição humana de uma mulher que decidiu deixar de ser aquilo que marido e família a pressionaram a ser a vida inteira. Este romance de Han Kang tem sido apontado como um dos livros mais importantes da ficção contemporânea.
Uma história sobre rebelião, tabu, violência e erotismo escrita com a clareza atordoante das melhores e mais aterradoras fábulas.
Páginas: 176
Preço na Amazon: R$ 74,90