Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

24 de novembro de 2024

Conexão Migrante em Pelotas promove integração cultural e criação de comitê municipal de atenção aos migrantes

Conexão Migrante reuniu 28 participantes e lançou novo Comitê Municipal, além de discutir a Semana Municipal do Migrante e do Refugiado.


Por Anelise Freitas Publicado 25/08/2024
Ouvir: 00:00
Imagem do WhatsApp de 2024-08-25 à(s) 14.54.49_b81bb5c6
Foto: Divulgação

No último sábado (24), o evento Conexão Migrante aconteceu na Otroporto, salientando como um espaço de integração entre culturas e propostas voltadas para a inclusão de migrantes na comunidade local. Iniciado pelo Programa Pacto Pelotas pela Paz e das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, o evento contou com o apoio de instituições como Otroporto, Senac e Caritas.

Segundo a assessoria da prefeitura de Pelotas, o Conexão juntou 28 participantes, incluindo migrantes de países como Moçambique, Uruguai, Nigéria, Senegal e Venezuela. O destaque do evento foi a apresentação do Comitê Municipal de Atenção aos Migrantes, Refugiados e Apátridas, uma nova estrutura destinada a melhorar o suporte e a integração dos migrantes.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Além disso, o evento foi uma oportunidade para discutir a organização da Semana Municipal do Migrante e do Refugiado, programada para novembro, que busca fortalecer a representatividade e a força das associações de migrantes.

Esmeralda Faria, diretora de Relações Internacionais da prefeitura e coordenadora do comitê, destacou a importância do evento, comentando: “O Conexão Migrante oportunizou um espaço essencial para escuta e troca de experiências. A riqueza da diversidade cultural apresentada e a discussão sobre ações integrativas reforçam nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.”