Cravista Marcelo Fagerlande lança “Muito além dos Salões” no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo
O autor lançará o livro primeiramente em Porto Alegre, no Museu da UFRGS (11/11) e depois em Pelotas, no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (13/11)
O lançamento do livro “Muito além dos Salões”, acontecerá no dia 13 de novembro, com início às 17h, no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo. O evento também contará com uma sessão de autógrafos e um bate-papo com o autor sobre o livro e o processo de elaboração da obra de Marcelo Fagerlande.
A obra é uma biografia sobre Bebê Lima e Castro, cantora lírica e musa belle époque carioca. A Bebê foi uma das mulheres mais famosas dos salões cariocas da época, eleita a mais bela da capital fluminense em 1900 numa competição que mais tarde seria conhecida como concurso de miss.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Ao reconstituir a trajetória de Bebê, o autor faz um recorte musical e social do Rio de Janeiro daquela época, a partir de documentos oficiais, notícias de jornais e encontros com filhos de amigos e de empregados próximos de Bebê. Ela foi uma mulher à frente do seu tempo, tem uma história muito interessante.
Ilustrado com mais de 50 imagens (parte dessas imagens são do acervo do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo), entre fotos, programas e anúncios de espetáculos e festivais, a obra tem texto de apresentação do escritor Ruy Castro: “Onde estivemos por todos esses anos que não soubemos de Violeta — Bebê — Lima e Castro? Como considerar contada a história de uma época, não por acaso bela, sem reservar o protagonismo a essa carioca nascida em berço de luxo que, ao tentar levar para os palcos a elegância dos salões, viveu sonhos e decepções para várias vidas?”
As imagens do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo
“Toda pesquisa pode reservar boas surpresas. Ao longo dos três anos que dediquei à biografia de Bebê encontrei centenas de notícias de jornais, incluindo fotos. Muitas delas de grande interesse, ilustrando fases e aspectos de sua longa vida. Ainda assim, achava que não eram suficientes, pela importância da personagem na vida social e cultural da então capital”, diz o autor.
Não se dando por satisfeito, Fagerlande intuiu que o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo poderia conter algum material sobre a personagem, uma vez que Humberto Gotuzzo, irmão de Leopoldo, manteve ao longo da vida uma estreita amizade com Bebê. “Eu estava certo: o MALG preservou uma grande coleção de fotos (cartões postais, em sua maioria) de Bebê, que foram confiados a Leopoldo após a morte dela. Desde o primeiro contato, a equipe do Museu foi de grande colaboração, enviando o material e disponibilizando-o para a publicação. São as mais belas fotos de Bebê, posso dizer sem receio, e sou grato à instituição pela generosidade.”