Dia do Professor: luta por valorização segue como pauta da profissão que forma cidadãos para o futuro
Reflexões sobre a dedicação e os desafios enfrentados pelos educadores
Nesta terça-feira, 15 de outubro, celebramos o Dia dos Professores, data que homenageia a dedicação e o esforço de educadores em todo o país. Embora recebam aplausos e gratidão, os professores enfrentam diariamente uma rotina repleta de desafios, com horas dedicadas a preparar materiais e atender alunos e pais.
A educadora Suellen Cortes, popularmente conhecida como “Prof Suka”, nas redes sociais, destaca essa realidade: “As pessoas não imaginam que tu tem que preparar uma aula antes, estudar a aula e tu tem o pós-aula. E é um processo de uma construção constante, em que não paramos de estudar nunca, tu estás sempre dentro disso. No dia a dia, é impossível tu não te envolveres com a demanda dos estudantes”.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Ela também ressalta a questão da valorização profissional: “infelizmente, aquele clichê que a gente fala, que o professor forma todas as profissões, isso não é levado em conta. A maioria dos professores da nossa cidade não recebe nem o piso salarial”.
Além das aulas, os educadores lidam com a correção de atividades, planejamento de aulas e a falta de recursos e infraestrutura nas escolas, o que compromete a qualidade do ensino, “nós somos muito cobrados para colocar a tecnologia dentro da nossa sala de aula, mas como fazemos isso se não tem instrumentos?!”, afirma Suka.
Neste Dia dos Professores, é fundamental refletir sobre a importância de garantir melhores condições de trabalho, infraestrutura adequada e remunerações justas para esses profissionais, nos quais são os pilares da educação, portanto e preciso mais do que homenagens, é necessário ação, como Paulo Freire comentou: “A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”