Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

24 de novembro de 2024

DNIT realiza gincana socioambiental em escola de Pelotas

A ação contou com a participação de 220 estudantes e teve como objetivo promover o cuidado ao meio ambiente e ao patrimônio histórico


Por Felipe Boettge Publicado 21/11/2024
Ouvir: 00:00
Design sem nome – 2024-11-21T151404.662
Foto: Divulgação

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) promoveu, no último dia 7, a “Gincana da Amizade” na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ministro Arthur de Souza Costa, em Pelotas. A ação, que contou com a participação de 220 estudantes, teve como objetivo promover o cuidado ao meio ambiente e ao patrimônio histórico, além de orientar sobre as obras de duplicação da BR-116/RS (Guaíba – Pelotas). A iniciativa foi organizada em parceria com as secretarias municipais de Educação e Desporto (SMED), de Qualidade Ambiental (SQA) e de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (SDETI).

Ao longo do processo, que teve início em outubro, os participantes foram divididos em quatro grupos e receberam tarefas antecipadas voltadas a desafios ambientais e à valorização da herança cultural.  Foi pedido, por exemplo, que cada equipe montasse roupas e brinquedos produzidos com sucata, incentivando a reutilização de materiais. 

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Para cumprir um dos itens de pontuação, os estudantes participaram de uma oficina fotográfica, promovida por profissionais da Gestão Ambiental no dia 3 de outubro. O resultado foram belos registros da fauna e flora da região, além de imagens apontando problemas associados ao meio ambiente identificados na comunidade. Também, como preparação para a prova de perguntas e respostas, os alunos assistiram ao documentário “Costa Doce Gaúcha – BR-116/RS: mais que um caminho, um destino!”, produzido pelo DNIT. 

Design sem nome – 2024-11-21T151419.806
Foto: Divulgação

A arrecadação de alimentos não perecíveis, resíduos eletrônicos e garrafas pet foi mais uma tarefa proposta. No dia do evento, as equipes apresentaram os materiais coletados: 2.646 garrafas pet, que foram doadas a um catador da comunidade; 516 resíduos eletrônicos e eletrodomésticos, destinados conforme orientação da SQA; e 103,5 quilos de alimentos, entregues a famílias carentes do distrito de Cascata, onde a escola está localizada. 

Já durante a gincana, na manhã e tarde do dia 7, os participantes chegaram empolgados, com os rostos pintados, portando adereços e balões e entoando o grito de torcida. Além da apresentação do cumprimento das provas previamente lançadas, foram realizadas atividades de integração e entretenimento entre os times. Por meio das ações lúdicas, os organizadores seguiram exemplificando o respeito ao meio ambiente e o valor do trabalho em conjunto.

Próximas etapas

Ainda este mês, no dia 26, os grupos vencedores dos períodos da manhã e da tarde serão contemplados com um passeio ao Parque Municipal da Baronesa, uma área com amplo espaço natural e de valorização da história da cidade. Os estudantes receberão doces de Pelotas, que são considerados patrimônio cultural nacional.

Finalizando as atividades e comemorações da gincana, em 6 de dezembro, haverá a apresentação da atração musical “Gambano e os Aventureiros Ambientais”, um momento de confraternização entre todos da instituição de ensino. 

Leia também:

Fenadoce 2024: resultados da edição e novidades para o próximo ano