DNIT realiza gincana socioambiental em escola de Pelotas
A ação contou com a participação de 220 estudantes e teve como objetivo promover o cuidado ao meio ambiente e ao patrimônio histórico
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) promoveu, no último dia 7, a “Gincana da Amizade” na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ministro Arthur de Souza Costa, em Pelotas. A ação, que contou com a participação de 220 estudantes, teve como objetivo promover o cuidado ao meio ambiente e ao patrimônio histórico, além de orientar sobre as obras de duplicação da BR-116/RS (Guaíba – Pelotas). A iniciativa foi organizada em parceria com as secretarias municipais de Educação e Desporto (SMED), de Qualidade Ambiental (SQA) e de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (SDETI).
Ao longo do processo, que teve início em outubro, os participantes foram divididos em quatro grupos e receberam tarefas antecipadas voltadas a desafios ambientais e à valorização da herança cultural. Foi pedido, por exemplo, que cada equipe montasse roupas e brinquedos produzidos com sucata, incentivando a reutilização de materiais.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Para cumprir um dos itens de pontuação, os estudantes participaram de uma oficina fotográfica, promovida por profissionais da Gestão Ambiental no dia 3 de outubro. O resultado foram belos registros da fauna e flora da região, além de imagens apontando problemas associados ao meio ambiente identificados na comunidade. Também, como preparação para a prova de perguntas e respostas, os alunos assistiram ao documentário “Costa Doce Gaúcha – BR-116/RS: mais que um caminho, um destino!”, produzido pelo DNIT.
A arrecadação de alimentos não perecíveis, resíduos eletrônicos e garrafas pet foi mais uma tarefa proposta. No dia do evento, as equipes apresentaram os materiais coletados: 2.646 garrafas pet, que foram doadas a um catador da comunidade; 516 resíduos eletrônicos e eletrodomésticos, destinados conforme orientação da SQA; e 103,5 quilos de alimentos, entregues a famílias carentes do distrito de Cascata, onde a escola está localizada.
Já durante a gincana, na manhã e tarde do dia 7, os participantes chegaram empolgados, com os rostos pintados, portando adereços e balões e entoando o grito de torcida. Além da apresentação do cumprimento das provas previamente lançadas, foram realizadas atividades de integração e entretenimento entre os times. Por meio das ações lúdicas, os organizadores seguiram exemplificando o respeito ao meio ambiente e o valor do trabalho em conjunto.
Próximas etapas
Ainda este mês, no dia 26, os grupos vencedores dos períodos da manhã e da tarde serão contemplados com um passeio ao Parque Municipal da Baronesa, uma área com amplo espaço natural e de valorização da história da cidade. Os estudantes receberão doces de Pelotas, que são considerados patrimônio cultural nacional.
Finalizando as atividades e comemorações da gincana, em 6 de dezembro, haverá a apresentação da atração musical “Gambano e os Aventureiros Ambientais”, um momento de confraternização entre todos da instituição de ensino.
Leia também:
Fenadoce 2024: resultados da edição e novidades para o próximo ano