Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

12 de dezembro de 2024

Edital LAB-ARS em Pelotas vai financiar projetos cinematográficos e impulsionar a indústria audiovisual da região Sul

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 15 de fevereiro de 2025 pelo site www.audiovisualregiaosul.com.br


Por Redação Publicado 06/12/2024
Ouvir: 00:00
A – 2024-12-06T081143.957
Foto: Daniela Pinheiro

A partir de terça-feira (10), estão abertas as inscrições para o Edital LAB-ARS, uma iniciativa pioneira que busca impulsionar a indústria audiovisual na região sul do Brasil. Com recursos da Lei Paulo Gustavo, o projeto visa selecionar 10 projetos cinematográficos que terão financiamento para desenvolvimento ao longo de 2025. O edital é voltado para empresas com atividades cinematográficas e é uma realização da Campos Neutrais Produções em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio dos cursos de cinema.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 15 de fevereiro de 2025 pelo site www.audiovisualregiaosul.com.br. O resultado será divulgado no dia 7 de março. Os selecionados receberão bolsas para desenvolver seus projetos, além de contar com mentorias e acompanhamento exclusivo de profissionais com experiência no mercado audiovisual. Ao longo do processo, serão realizados 17 encontros em Pelotas, com oficinas, masterclasses e outras ações de qualificação.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

A região sul, com grande potencial criativo e artístico, ainda carece de iniciativas para desenvolver a indústria audiovisual local. Para Francisco Ferrari Maximila, produtor executivo do Ecossistema ARS, essa iniciativa poderá gerar empregos e movimentar a economia local, colocando as cidades da região em evidência. Guilherme Carvalho da Rosa, coordenador dos cursos de Cinema da UFPel, destaca a importância do fomento pioneiro para o setor e a estreita relação entre a Universidade e os realizadores locais.

O Ecossistema Audiovisual Região Sul (ARS) é realizado com recursos do Edital Ecossistema Regional de Audiovisual, através da Lei Paulo Gustavo, e conta com apoio do Pró Cultura RS, SEDAC-RS, IECINE, Ministério da Cultura e Governo Federal. Além do LAB-ARS, o projeto promove encontros e mentorias para qualificar cineastas e ampliar a competitividade dos projetos da região.

Leia também

Polícia Civil descobre estufa de Skank em apartamento no Fragata

Justiça suspende aumento salarial de prefeito, vice e vereadores de Pelotas

Tricampeã olímpica é suspensa por chicotear cavalo