Escola Municipal Cecília Meireles de Pelotas é premiada por projeto de valorização da cultura negra e combate ao racismo
A atividade é o resultado de uma proposta da Secretaria de Educação e Desporto de Pelotas, com o objetivo da prevenção e enfrentamento dos casos de racismo, promovendo um ambiente educacional mais inclusivo e respeitoso
Durante esta semana, a escola municipal de Ensino Fundamental Cecília Meireles foi uma das três escolas premiadas nas atividades voltadas à Educação das Relações Étnico-Raciais (Erer), proposto pela Secretaria de Educação e Desporto. O objetivo do projeto é dar visibilidade e valorização da cultura negra, na qual frequentemente é alvo de ataques. Por este motivo, a iniciativa busca prevenir e enfrentar casos de racismo, promovendo um ambiente educacional mais inclusivo e respeitoso.
A coordenadora do colégio em destaque, Maristela Cardoso, relatou que o projeto foi realizado com a participação de todos os professores da escola, tornando-se uma vitória coletiva. Maristela falou que está conquista não é uma simples premiação, mas sim um modo para ajudar o mundo com uma população antirracista, “Sentimos que essa vitória vai muito além de uma premiação, mas significa que estamos fazendo diferença na sociedade e contribuindo para uma educação antirracista e esse é o nosso principal objetivo enquanto uma instituição educadora, dessa forma podemos mudar o mundo”.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Esta ação implica não somente para o setor docente, mas para toda comunidade educacional, inclusive aos alunos, como o caso do Arthur Ramos de 9 anos, estudante do colégio e filho de uma das professoras da Instituição, que comentou a importância dessa proposta, comentando que gostou muito de fazer as atividades, pois aprendeu sobre a origem dos povos africanos e conheceu mais sobre a sua cultura.
Leia também
IFSul inaugura exposição “Semana do Design – Planejar um Amanhã Sustentável”
AO VIVO: Assista o Bom Dia desta sexta-feira (29) na Clic Rádio